Como instalar uma fiação paralela em um captador humbucker

Escrito por rob billeaud | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como instalar uma fiação paralela em um captador humbucker
A mudança de um captador humbucker como esse nas guitarras B.C. Rich para um modo paralelo requer um potenciômetro de volume push-pull (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um guitarrista, que toca com uma guitarra equipada com captadores humbuckers, que produzem um som "gordo", de vez em quando, encontra-se em uma situação na qual gostaria de ter um som mais brilhante, com um tom mais agudo para algumas músicas em particular. Ao invés de carregar uma segunda guitarra equipada com captadores single coil, o músico possui a opção de ligar um dos captadores em uma chave paralela, para que ele funcione como dois single coils. O resultado é um timbre brilhante, mas sem perda das propriedades de anular os ruídos do humbucker. Quando estiver funcionando em modo paralelo, o captador ficará com 30% a menos de ganho do que o mesmo ligado em série.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave Phillips pequena
  • Potenciômetro push pull de 250K Ohm
  • Fios condutores simples de 20 cm para os circuitos da guitarra
  • Alicate para cortar fio
  • Ferro de solda
  • Solda com resina ativada no interior

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Remova a tampa da cavidade dos controles da sua guitarra usando uma pequena chave Phillips.

  2. 2

    Escolha qual potenciômetro de volume você vai substituir pelo potenciômetro push-pull. Para uma guitarra com um único captador humbucker, existe apenas um potenciômetro de volume; para uma guitarra com vários humbuckers, você fará a fiação paralela no captador da ponte.

  3. 3

    Retire a solda das conexões elétricas do potenciômetro de volume. Para retirar a solda da conexão, toque a ponta do ferro de solda quente nela até que a solda comece a derreter. Puxe suavemente o fio até que a ponta se desconecte do potenciômetro.

  4. 4

    Solde os fios do captador no potenciômetro push-pull na seguinte ordem, vendo do lado inferior do potenciômetro com o componente eletrônico da chave seletora voltado para cima: conecte o fio neutro da bobina norte na segunda aba do topo do lado esquerdo do componente eletrônico da chave seletora; conecte o fio neutro da bobina sul na segunda aba do topo no lado direito; conecte o fio positivo na aba inferior no lado direito. Conecte o fio terra exposto na parte inferior da carcaça do potenciômetro de volume. Para soldar uma conexão, segure o núcleo exposto do fio contra o ponto de conexão. Com a mesma mão, segure uma parte de 10 cm a 15 cm de solda com resina ativada no núcleo diretamente acima desse ponto. Segure a ponta do ferro de solda aquecido contra a ponta do fio de solda até começar a derreter. Assim que a solda começar a fluir para a conexão, remova o ferro de solda da conexão e deixe-o esfriar.

  5. 5

    Corte um pedaço de 2,5 cm do fio de circuito para guitarra, para utilizar como fio jumper (ponte para circuito), e retire 6 mm de isolamento em cada ponta. Solde uma ponta do fio jumper na segunda aba do topo para a esquerda do componente eletrônico da chave seletora, o mesmo onde o fio neutro da bobina norte está conectado. Solde a outra ponta do fio jumper na aba do topo no lado direito do componente eletrônico da chave seletora.

  6. 6

    Corte outra parte de 2,5 cm de cabo para circuito da guitarra, para usá-lo como fio jumper terra, e retire 6 mm de isolamento em cada ponta. Solde uma ponta do fio jumper terra na aba inferior do lado esquerdo do componente eletrônico da chave seletora, a mesma onde o fio terra verde está conectado. Solde a outra ponta do fio na carcaça do potenciômetro de volume.

  7. 7

    Solde o fio terra da ponte e do jack de saída na carcaça do potenciômetro de volume.

  8. 8

    Retire 6 mm de isolamento de cada ponta do pedaço remanescente de fio de circuito. Solde uma ponta do fio na aba inferior no lado direito do componente eletrônico da chave seletora, a mesma aba que o fio positivo do captador está conectado. Solde a outra ponta na aba esquerda no próprio potenciômetro de volume.

  9. 9

    Solde o fio do potenciômetro de tom (tone) na aba esquerda do próprio potenciômetro de volume, a mesma aba que você conectou o fio no passo anterior.

  10. 10

    Solde o fio positivo, ou sua ponta, do jack de saída na aba central do próprio potenciômetro de volume.

  11. 11

    Puxe suavemente todos os fios, para certificar-se de que todas as conexões estejam firmes, recoloque a tampa na cavidade de controle e aperte os parafusos.

Dicas & Advertências

  • Para evitar risco de choques elétricos, sempre certifique-se de que a guitarra esteja desplugada do amplificador antes de começar qualquer serviço no instrumento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível