×
Loading ...

Instruções para confecção de uma bolsa com tela plástica

Faça bolsas coloridas em tela plástica em qualquer formato ou tamanho. A técnica básica de costura é a mesma para todas as bolsas. O modelo mais fácil é aquele sem abas, zíperes, pressões, amarras ou botões. É uma bolsa aberta no topo como um saco. Muitas pessoas preferem bolsas que têm abas, para cobrir o conteúdo da bolsa. Use estas instruções básicas para costurar uma bolsa de tela plástica com abas. Colocar forro é opcional.

Instruções

Tela plástica colorida (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Instruções para bolsa com abas

  1. Corte um pedaço de tela com 89 cm de comprimento por 28 cm de largura para ser o corpo principal da bolsa. Corte uma tira de tela colorida de 86,5 cm de comprimento por 7,5 cm de largura para ser a alça da bolsa.

    Loading...
  2. Dobre 1,3 cm das duas bordas de 28 cm para dentro e alfinete. Faça uma costura reta em cada ponta. Corte os fios. Dobre 1,3 cm de cada uma das bordas de 28 cm novamente, alfinete e costure. A segunda emenda acaba com as bordas e evita que a tela se separe.

  3. Dobre 20 cm de uma das pontas de 28 cm em direção ao centro da longa faixa e alfinete as duas extremidades. Dobre 17 cm na outra extremidade de 28 cm em direção ao centro da tira longa e alfinete ambas as extremidades.

  4. Faça uma costura de 1,3 cm ao longo de ambos os lados de cada área dobrada. Corte os fios.

  5. Vire cada uma das abas, de modo que a costura fique para dentro da bolsa. Dobre o pequeno pedaço de 4 cm de uma tela entre cada aba, 1,3 cm para baixo, e alfinete.

  6. Passe com o ferro as bordas de toda a bolsa. Utilize um pano por cima da tela plástica ao passar para que ela não derreta.

  7. Faça um pesponto por fora da aba. A aba é o lado da bolsa dobrado, que mede 17 cm.

    A alça da bolsa

  1. Dobre o pedaço de tela de 87 cm por 7,5 cm pela metade, de modo que fique com 3,75 cm de largura. Alfinete as bordas para que não escorreguem.

  2. Faça um costura reta de 1,3 cm na pedaço de 87 cm. Vire a peça para que a costura fique por dentro.

  3. Vire a costura, de modo que fique virada para o meio, ao invés de na borda. Faça um ponto zigue-zague em ambas as extremidades para manter a tela no lugar. Este será o lado de trás da tira da bolsa. Passe a alça com o ferro, utilizando um pano por cima para que a tela não derreta.

  4. Centralize as pontas da alça da bolsa nos espaços de 4 cm, entre a aba superior da bolsa e da própria bolsa. Alfinete 1,3 cm para baixo das extremidades da alça a partir da borda que foi passada.

  5. Costure ao longo da borda superior da bolsa para conectar cada alça. Adicione uma segunda costura ao longo da borda inferior da alça. As duas emendas adicionam mais resistência.

Loading...

Dicas

  • Costure ou borde enfeites do lado de fora da bolsa. Use a parte da aba para guardar cupons de lojas ou outros papeis.
  • A tela de poliéster colorida revestida com polivinil funciona bem para este projeto. Ela é vendida em uma variedade de cores.

O que você precisa

  • Tela plástica, sem cor e colorida
  • Tesoura
  • Linha
  • Alfinetes
  • Máquina de costura
  • Fita métrica
  • Ferro de passar
  • Pano de passar

Referências

Loading ...
Loading ...