Mais
×

Instruções para saia de tutu com uma fita de cetim na cintura

Atualizado em 21 novembro, 2016

Normalmente usados por bailarinas, os tutus são divertidos para se fantasiar, assim como um acessório de dança. Podem ter vários comprimentos e estilos. Adicionar uma fita de cetim à cintura dá um visual mais bem acabado. Se você quer uma saia para fantasia de Halloween, recital de dança ou para a sua pequena princesinha brincar, faça a sua própria. Saias de tutu feitas em casa te dão controle quanto ao tamanho e a cor, e são mais baratas do que as versões das lojas.

Instruções

Faça sua saia de tutu com fita de cetim praticamente sem costura (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Determine a medida da sua cintura, usando uma fita métrica flexível. Corte um pedaço do elástico para o cós, que seja 5 cm menor que a medida da cintura.

  2. Dobre a tira de elástico ao meio. Costure ao longo da largura do elástico, usando ponto ziguezague na máquina de costura. Coloque o ponto a 0,6 cm da borda para criar um ilhó com o elástico. Coloque o ilhó ao redor do encosto de uma cadeira ou em outra superfície estável.

  3. Corte pedaços de tule de 4 cm de largura na cor que você preferir. Faça a largura ser duas vezes o comprimento que você quer para a saia pronta. Você precisa de uma tira para cada centímetro do elástico da cintura.

  4. Dobre a tira de tule ao meio. Segure a ponta dobrada que cria uma volta para cima. Insira a ponta virada do tule por trás do elástico que você enrolou em volta da cadeira, com a volta para cima e as pontas soltas penduradas.

  5. Traga a volta do tule para a frente do elástico, para que ela fique pendurada 5 cm para baixo. Posicione a volta na frente do elástico, apontando para baixo, e as pontas soltas penduradas por trás do elástico.

  6. Puxe as pontas soltas pela volta do tule. Ajuste a volta para que o tule fique firmemente amarrado ao redor do elástico.

  7. Repita os passos de 5 a 7 com os pedaços restantes de tule. Mantenha as peças juntas. Uma vez que estejam todas presas no elástico, ajuste o posicionamento do tule para assegurar que a tira de elástico esteja coberta e que as peças de tule estejam espaçadas igualmente.

  8. Corte um pedaço de fita de cetim de 2,5 cm em uma cor que combine. Faça o comprimento ser duas vezes e meia a medida da sua cintura.

  9. Coloque uma das pontas soltas da fita atrás da tira elástica da saia de tutu. Coloque-a a partir do fundo e para fora, na parte de cima. Puxe a fita, até que você tenha uma cauda de 30 cm restante.

  10. Enrole a ponta maior da fita ao redor do elástico. Traga a fita para a frente, cobrindo uma das tiras de tule no topo da saia. Traga a ponta solta por baixo da tira de elástico, escondendo-a atrás de dois pedaços de tule. Traga ao redor da parte de trás do elástico e para cima novamente. Enrole a tira elástica inteira com a fita.

  11. Amarre as pontas soltas da fita uma na outra em um laço, uma vez que o elástico inteiro esteja enrolado com a fita. Apare as pontas da fita para alcançar o comprimento desejado.

O que você precisa

  • Fita métrica flexível
  • Elástico de 1 cm
  • Máquina de costura
  • Tule
  • Tesoura
  • Fita de cetim de 2,5 cm
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article