Mais
×

Como fazer um instrumento anemômetro para medir o tempo

Atualizado em 21 novembro, 2016

Um anemômetro é um instrumento meteorológico usado para medir a velocidade do vento da superfície. Determinar a velocidade do vento é vital, pois pode dar uma ideia sobre para onde os sistemas meteorológicos de direção estão indo e alertar as pessoas para os riscos potenciais, tais como furacões. Por si só, um anemômetro é bastante útil, mas quando se une com outros elementos de uma estação meteorológica, pode ser um instrumento essencial para a previsão do tempo.

Instruções

Anemômetros profissionais medem a velocidade e direção do vento (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Perfure um único buraco no lado de quatro copos de papel, 2,5 cm abaixo da borda. Adicione o eixo central perfurando os dois conjuntos de furos em lados opostos do copo de papel remanescente. Certifique-se que cada conjunto de furos esteja alinhado. Os dois primeiros furos devem estar 0,6 cm abaixo da armação e o segundo conjunto, 2,5 cm abaixo da borda.

  2. Faça um buraco com uma tesoura na parte inferior do copo de papel (o eixo central), que dispõe de quatro orifícios. O buraco deve ser grande o suficiente para um lápis passar confortavelmente.

  3. Passe um canudo através de dois furos opostos um ao outro no eixo central. Deslize uma extremidade do canudo em direção ao buraco em um copo e a outra ponta em um segundo copo. Repita com o outro canudo, de modo que todos os quatro copos fiquem ligados e na mesma direção em torno do eixo.

  4. Dobre a ponta do canudo dentro de cada copo e prenda-o com fita adesiva.

  5. Coloque um lápis com uma borracha nova na parte inferior do eixo central e fixe-o ao centro dos canudos com um alfinete na borracha.

  6. Adicione um X com um marcador na parte inferior de um dos copos.

  7. Segure o anemômetro e deixe os copos rodarem. Conte quantas vezes o copo marcado com um X passa por um ponto em 10 segundos. Três rotações em 10 segundos significa um a velocidade do vento de 1,6 km por hora. Para cada três rotações extras durante o período de 10 segundos, adicione 1,6 km/h para a velocidade do vento.

O que você precisa

  • 5 copos de papel
  • Perfurador
  • Tesoura
  • Dois canudos de plástico
  • Fita adesiva
  • Lápis
  • Alfinete
  • Marcador permanente
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article