×
Loading ...

Como fazer um instrumento musical usando água e um recipiente

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Garrafas d'água contendo diferentes quantidades de corante de comida são um dos instrumentos mais simples e efetivos para crianças pequenas entre quatro e cinco anos. Garrafas musicais são fáceis de se fazer, baratas e podem ser educacionais. Elas podem ser enchidas com diferentes quantidades de líquido, e quando as crianças sopram nelas, cada uma produz várias notas musicais. Elas podem ser usadas para ensinar as crianças sobre diferentes alturas, a ideias de escala das notas e a conexão entre garrafas musicais e instrumentos de vento, como flautas e gravadores.

Instruções

Garrafas transparentes de plástico são ótimos instrumentos para crianças pequenas (bottle image by tofuwarrior from Fotolia.com)
  1. Encontre uma garrafa plástica limpa e transparente de tamanho médio. Uma garrafa de dois litros é ideal. Meça a altura e a circunferência usando uma fita métrica flexível. Uma garrafa de 25 cm de altura e aproximadamente 15 cm de circunferência é ideal. Tire a tampa com as mãos e a descarte em um lixo reciclável. Limpe a garrafa com água morna ensaboada, enxague com água fria. Seque a mão a parte exterior usando um pano seco.

    Loading...
  2. Meça 414 ml de água fria usando uma jarra. Esse volume de líquido cria a nota Fá na escala musical padrão, de acordo com o site Family Fun. Derrame a água com cuidado na garrafa pelo topo sem deixar vazar nada. Qualquer vazamento pode distorcer a nota musical. Deixe a garrafa aberta para criar o soprador do instrumento: a parte da garrafa em que a criança vai usar para soprar e criar uma nota audível. A altura da nota está relacionada a quantidade de água na garrafa: a vibração criada conforme você sopra forma o som. Mais água significa uma massa maior, dando mais vibração e uma altura menor.

  3. Você pode escolher outras notas para outras garrafas. Meça 207 ml para o Dó, 280 ml para o Ré, 370 ml para o Mi, 488 ml para o Sol, 517 ml para o Lá, 547 ml para o Si e 577 ml para o Dó. Elas são partes da escala "maior" ou "pentatônica".

  4. Use um pequeno conta gotas para derramar uma ou duas gotas de corante de comida. Um Vermelho 3 cria uma cor rosa, como explicado pela International Food Corporation. Derrame corante na água de sua garrafa aberta e misture gentilmente até que a água fique da cor certa.

  5. Uma garrafa é um instrumento para apenas uma nota; uma coleção de garrafas com diferentes quantidades de água cria um instrumento completo e de vários tons. Faça um instrumento versátil representando um oitavo inteiro usando 12 garrafas contendo diferentes quantidades de água. Coloque-as uma do lado da outra em ordem de menos água e mais água. Escreva cada nota (dó, ré, mi, etc) em um pequeno adesivo e o coloque na frente das garrafas.

  6. Deixe as crianças soprarem nos pescoços abertos de diferentes garrafas para criar notas de alturas variadas. Altere o volume da nota soprando mais forte ou mais fraco no pescoço delas. Soprar diretamente na garrafa por cima não vai funcionar.

Loading...

Aviso

  • Apesar do instrumento ser simples e seguros até para crianças pequenas (com supervisão de adultos), existem algumas precauções a tomar: Não use garrafas de vidro, partes pequenas ou corantes que não são de comida.

O que você precisa

  • Garrafa plástica transparente média
  • Fita métrica
  • Água morna ensaboada
  • Pano seco
  • Água limpa
  • Corante de comida
  • Conta-gotas
  • Rótulo adesivo

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...