Instrumentos de topografia

Escrito por cathel hutchison | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instrumentos de topografia
Os clinômetros antigos eram usados como uma ajuda na mira de canhões (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Topografia é o formato e características da superfície da terra, e instrumentos topográficos são usados para inspecionar a superfície terrestre. Pesquisadores empregam um grande número de instrumentos para essa tarefa, incluindo clinômetros, alidades, telêmetros e taqueômetros. Os pesquisadores são frequentemente contratados para explorar diversas regiões com a possibilidade de estabelecer minas e plataformas de óleo, assim como analisar áreas para mapas e construções de bens imobiliários.

Outras pessoas estão lendo

Clinômetro

Um clinômetro é projetado para rapidamente prover medidas de ângulos de subidas e descidas da linha de visão, chamadas de inclinações ou declives. Também chamados de inclinômetros ou medidores de inclinação, eles podem medir ângulos verticais para estimar a altura de penhascos, árvores, antenas móveis e direcionais, paredes e construções. Além disso, eles também podem ser usados para ajustar o ângulo de painéis solares e para determinar o ângulo de levantamento de guindastes. O revestimento fechado dos clinômetros previne que o vento atrapalhe suas medições.

Alidades

Uma alidade é um instrumento topográfico projetado para captar uma linha de visão na intenção de realizar uma tarefa específica. Ela mede o ângulo entre o ponto de referência e o objeto desejado; pode ser usado para medições verticais, horizontais ou em qualquer plano escolhido. São usadas para conduzir pesquisas topográficas, ajudar pesquisas fotogramétricas — uma técnica que determina propriedades geométricas usando imagens fotográficas — e elaborar mapas topográficos. Atualmente, existe uma variedade de tipos de alidades, incluindo os de visão aberta, geralmente usadas para o rascunho de pequenas áreas, e alidades telescópicas, usadas para a pesquisa de grandes áreas.

Telêmetros

Os telêmetros são equipamentos de pesquisa projetados para medir a distância do usuário do instrumento até um objeto específico. Alguns telêmetros calculam as distâncias relevantes usando trigonometria, enquanto outros utilizam sinais de sonar, laser ou radar. São comumente usados em pesquisas cadastrais — feitas para delinear linhas de propriedade — e em pesquisas topográficas, usando o método polar de George Marsaglia de amostragem de números pseudoaleatórios, para empreender análises de florestas, rios e pedreiras.

Taqueômetros

Os taqueômetros são instrumentos topográficos projetados para análises rápidas. Eles determinam os pontos verticais e horizontais desejados na superfície da terra relativos entre si. Para fazer isso, usam um bastão em vez da tradicional estaca, que marcava apenas um único ponto. O bastão permite ao usuário estimar a distância horizontal tomando o ângulo vertical entre dois pontos no bastão e a distância entre eles, ou por leituras feitas no bastão indicadas por dois fios fixos. Os taqueômetros existem em uma variedade de formas, e são desenhados para empreender pesquisas polares, planejar construções de estradas e ajudar em pesquisas fotogramétricas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível