Mais
×

Como interpretar os resultados de exames laboratoriais

Atualizado em 13 junho, 2017

Os exames médicos laboratoriais são realizados para analisar amostras de fluidos ou tecidos corporais a fim de detectar ou monitorar uma doença, acompanhar um tratamento ou identificar mudanças fisiológicas que podem não vir acompanhadas de sintomas. As amostras normalmente usadas para análise laboratorial são de sangue, urina, fezes, líquido cefalorraquidiano e líquido sinovial (encontrado nas articulações). Com conhecimento médico limitado, pode ser difícil ler e interpretar os resultados desses exames. No entanto, utilizar um método sistemático para revisar os resultados pode tornar mais fácil o entendimento dessas informações.

Instruções

Use uma abordagem sistemática para interpretar os resultados de seus exames (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Identifique as diferentes seções do relatório de resultados, porque isso o ajudará a decifrá-lo. Normalmente, os resultados são gerados em formato de tabela com o nome do exame em uma coluna, o resultado em outra e a faixa de referência em uma terceira.

  2. Compare os resultados de cada exame com a faixa de referência, pois ela mostra os valores considerados normais para o exame em questão.

  3. Destaque todos os valores que estiverem fora da faixa de referência, assim você poderá se focar em investigá-los mais de perto. Muitas vezes os relatórios incluem uma notação para os resultados anormais, como um "A" para anormal ou "E" ou "B" para indicar que o valor está mais elevado ou mais baixo do que os da faixa de referência.

  4. Pesquise o significado dos valores anormais que foram destacados. É possível encontrar informações na internet. Você também deve pedir a seu médico que explique os resultados alterados.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article