Um iPad consegue ler em voz alta?

Escrito por anne hirsh | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O iPad contém um programa próprio chamado "VoiceOver", que lê em voz alta certos textos. Este software é feito para ajudar os deficientes visuais, mas já vem junto do sistema operacional do iPad, então qualquer um pode usá-lo. A App Store tem vários outros aplicativos adicionais que leem em voz alta se o VoiceOver não satisfazer sua necessidade.

Outras pessoas estão lendo

O básico sobre o VoiceOver

O VoiceOver lê em voz alta o texto da porção da tela que você estiver tocando. Isto permite que pessoas com deficiência visual usem a interface do touchscreen, identificando onde estão os objetos para poderem usar os comandos corretos de toque do iPad. Ativar o VoiceOver muda o jeito que seu iPad responde aos comandos, então você precisará tocar duas vezes ao invés de uma só para ativar certos itens, pois o toque único apenas realiza a leitura em voz alta. Você pode ativar o VoiceOver na seção de "Configurações", na área "Acessibilidade". O aplicativo de "Configurações" também lhe permite fazer um toque triplo no botão inicial para ligar e desligar o VoiceOver.

Opções adicionais

O VoiceOver permite controlar a velocidade da leitura e escolher entre ler palavra por palavra ou caractere por caractere. O programa lhe falará cada letra que você digitar e tem 21 línguas diferentes disponíveis. O VoiceOver pode não ser compatível com todos os aplicativos de terceiros, mas funciona com os próprios do iPad e outros aplicativos da Apple, como o iBooks.

Aplicativos de terceiros

Digite a frase "Texto para fala" no campo de buscas da App Store do iPad para achar a seleção atual de aplicativos de leitura em voz alta. Verifique as descrições do aplicativo para ver como funciona e se supre as suas necessidades. Alguns aplicativos só funcionam com quantidades limitadas de textos digitados ou colados no aplicativo. Estes funcionam bem se você só quiser ler documentos curtos, mas não para ler seus e-books em voz alta. Se tiver um aplicativo de leitura de e-books de terceiros, veja as opções de acessibilidade do aplicativo na sua área de "Configurações" ou "Ferramentas", para verificar se ele pode ler seus livros em voz alta.

Considerações

Se quiser que seu iPad leia em voz alta por seus problemas visuais, o VoiceOver é sua melhor opção, pois este está completamente integrado ao sistema operacional e feito para quem tem tais deficiências. Também funciona bem em situações em que a leitura pode ser perigosa, como na hora de obter direções enquanto se está dirigindo. Você pode até usá-lo com a tela desligada e usando fones de ouvido para manter a privacidade em espaços públicos. Se quiser ouvir seus livros lidos em voz alta, procure aplicativos de terceiros, pois alguns destes têm opções diferentes para voz que você pode achar mais condizente para sessões longas de leitura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível