Mais
×

Irritação pulmonar devido ao refluxo ácido

Atualizado em 21 novembro, 2016

A doença de refluxo gastroesofágico, ou DRGE, pode causar uma tosse seca ou sintomas mais graves, como congestão peitoral e irritação pulmonar, que podem ser sérios o bastante para causar asma, bronquite ou pneumonia, de acordo com o site Asthma Center.

O refluxo gastroesofágico pode causar sintomas que podem desencadear a asma (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Definição da DRGE

A doença do refluxo gastroesofágico é uma condição crônica em que o ácido estomacal refluxa, ou volta, pelo esôfago e, às vezes, pelo pulmão, causando vários sintomas e outros problemas de saúde.

Conexão entre a DRGE e problemas pulmonares

Um estudo publicado em 2008 no periódico European Journal of Clinical Investigation identificou a ligação entre o refluxo e a asma. O estudo foi feito na Duke University e envolveu inserir o ácido estomacal no pulmão de ratos, resultando no desenvolvimento das mesmas mudanças imunológicas apresentadas em pacientes humanos com asma.

Prevenção

Muitas mudanças no estilo de vida podem evitar ou minimizar o refluxo, como alimentar-se com refeições menores, não usar roupas apertadas na cintura, evitar o tabaco, o álcool e a cafeína, principalmente próximo do horário de ir dormir, não deitar-se imediatamente após as refeições, evitar a constipação e manter um peso corporal saudável.

Tratamento

Se a irritação pulmonar for séria o bastante para causar os sintomas da asma, os medicamentos para esta condição, como teofilina e corticosteroides orais, devem ser evitados, se for possível, pois podem piorar os sintomas de refluxo. Contudo, os sintomas das duas condições devem ser controlados.

Advertência

Se os sintomas da asma precisarem de medicamentos que possam piorar o refluxo, remédios mais fortes do que antiácidos comuns devem ser prescritos para o sintoma. Em casos graves, a cirurgia para corrigir o refluxo pode ser indicada.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article