Mais
×

Como fazer um jardim para um condomínio

Atualizado em 25 abril, 2018

Já que as áreas comuns são geralmente compartilhadas em condomínios, o espaço do jardim é um prêmio raro. Entretanto, a maioria dos condomínios tem sim um pátio ou varanda, o que lhe proporciona algumas opções interessantes de projetar seu próprio jardim. Um pátio com espaço vazio, como o da foto, está implorando por um pouco de cor e estilo.

Instruções

Jardins de condomínio geralmente são áreas compartilhadas (http://perfectgardenservices.com/yahoo_site_admin/assets/images/Digital_cam_landscape_pics_033.338182407_std.jpg, http://www.terragarden.com.my/images/balcony-garden.jpg)
  1. Examine a área disponível. Ela é grande ou pequena? É rodeada por uma área comum pela qual passam muitas pessoas? Fica no térreo, em um andar mediano ou na cobertura? Se fica no térreo, como o cenário ao redor pode afetar a escolha de suas plantas? Se estiver em um andar médio ou na cobertura, a água vai escorrer quando você regar as plantas? Aonde provavelmente ela irá? Como você pode evitar ou desviar o fluxo para não irritar seus vizinhos?

  2. Examine a qualidade do solo de qualquer vaso ou canteiro de plantas que já existirem no local. O solo deve ser encorpado, escuro e bem drenado. Se não for, enriqueça-o com adubo, folhas secas, palha ou lascas finas de madeira se houver. Se não houver nenhum vaso ou canteiro de plantas, compre alguns.

  3. Confira qual a altura máxima disponível. Se você estiver no térreo e houver uma varanda fazendo sombra sobre a área, esse pode ser um problema se você quiser plantar uma espécie alta, como girassóis, bambu, rosas, flor do cosmos e clematites.

  4. Escolha canteiros e vasos que darão às plantas pleno espaço para crescer. Jardins podem se enraizar rapidamente na maioria dos climas quentes e úmidos. Você terá que dividir suas plantas regularmente para evitar o desenvolvimento de fungos, pestes e ervas daninhas.

  5. Escolha um tema. Pode ser um jardim oriental, com xilofones, uma pequena fonte de bambu, uma escultura de latão ou de verdete no formato de uma garça e várias flores vermelhas e brancas. Uma cerejeira-anã cheia de flores em um canto do pátio e uma parede de seda pendurada usada como cobertura de cadeira podem completar a cena.

    Seja patriótico plantando flores amarelas em alguns pequenos vasos ao longo da borda do pátio intermeados com vasos de sempre-verdes. Pendure cestas com flores brancas na parte de cima colocando algumas trepadeiras em outros vasos. Coloque porta-bandeiras em cada canto do pátio e coloque pequenas bandeiras, retirando-as quando chover forte.

    Você também pode cultivar seu próprio jardim de chá. Plante hibiscos vermelhos, amarelos e cor-de-rosa em cada canto, adicione vasos de hortelã, capim-limão e erva-cidreira e coloque um canteiro oblongo na parte da frente com camomila. Coloque uma pequena mesa tipo bistrô e duas cadeiras em um canto com várias xícaras e pires comprados em brechós. Coloque um bule de porcelana sobre um belo tripé de cerâmica e peça a alguém que saiba tricotar ou fazer crochê para fazer um colorido paninho para chá. Convide amigos para um momento bem merecido de pura tranquilidade.

    ,

Dicas

  • Confira com a gerência do condomínio quais são as áreas comuns e quais são de uso privado.
  • Confira os padrões de escoamento da água se você estiver na cobertura ou andar mediano.

Aviso

  • Consulte seu síndico antes de comprar quaisquer plantas ou peças grandes.
  • Confira se seu telhado ou pátio pode suportar o peso que você quer colocar sobre ele incluindo o peso das plantas, móveis, pessoas e água.

O que você precisa

  • Compostagem
  • Folhas
  • Solo para vasos
  • Vasos pequenos, médios e grandes para plantas
  • Canteiros oblongos
  • Mesa e cadeiras de bistrô
  • Porcelana chinesa variada (xícaras e pires)
  • Bule de porcelana
  • Plantas variadas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article