Mais
×

Jardinagem: como ter um gramado bonito e bem verde com pouco dinheiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Criar um gramado bonito e verde não é difícil e não requer uma grande quantidade de dinheiro se você entender as necessidades básicas e a melhor maneira de providenciá-las. Pense no jardim como milhares de pequenas plantas ao invés de uma ampla área de cobertura. Dessa maneira, você começará a ver que cada uma precisa de comida, água, sol e ar assim como as outras plantas, e que um gramado saudável e volumoso ajuda a afastar pestes e ervas daninhas.

Um gramado saudável ajuda a manter afastadas pestes e outros males (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Alimente seu gramado

A grama necessita de alimentação tanto quanto outras plantas, mas não é necessário comprar produtos caros e específicos. Fazer o seu próprio composto para se espalhar por cima da área na primavera e outono proporciona ricos nutrientes orgânicos, sem aditivos químicos que possam contaminar o solo e áreas aquíferas próximas.

Areje o solo

Arejar o solo é uma outra forma de fazer com que o seu gramado fique bonito, sem um gasto excessivo de dinheiro. Alugue um aerador para facilitar o trabalho ou arranje um dispositivo mais barato que encaixe na parte de baixo do seu sapato e faça buracos no gramado, ajudando a "quebrar" a terra.

Regue da maneira correta

Para permitir que a sua grama fique da melhor forma possível, certifique-se de regar em uma rotina consistente. Regar profundamente e com menos frequência é melhor do que rapidamente, superficialmente e com uma maior frequência.

O corte da grama

Como e quando cortar a grama pode fazer uma grande diferença nos resultados obtidos. De uma certa forma, aparar o gramado pode feri-lo. Por isso, corte-o no fim do dia, para que a grama não se queime pelo sol quente quando estiver se recuperando do corte. Nunca apare mais do que um terço do comprimento. Deixe as gramas cortadas ali, ao invés de limpá-las e jogá-las fora. Conforme elas se decompõem, mais nutrientes são acrescidos ao gramado, ajudando a manter a umidade na terra.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article