×
Loading ...

Jogos que ajudam as crianças a dizer a hora

Atualizado em 21 novembro, 2016

Ensinar as crianças como contar o tempo pode ser uma tarefa bastante complexa para um professor. Este é especialmente o caso, considerado o volume de relógios digitais por toda a sociedade. É provável que uma casa típica tenha vários relógios digitais, permitindo que uma criança identifique facilmente a hora sem a necessidade de entender como fazê-lo em um relógio analógico. Como a leitura de um relógio digital é tão simples, um professor pode ter de ser criativo para motivar as crianças a aprender a ler um relógio analógico. Jogos com relógios são uma estratégia útil para tornar a leitura das horas emocionante.

Use estratégias divertidas para ensinar as crianças a lerem um relógio analógico (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Bingo do relógio

Depois que as crianças tiverem uma compreensão básica das horas, crie um jogo de Bingo para afiar suas habilidades e aumentar a fluência. Projete cartelas de bingo simples, para cada criança, que incluam relógios digitais com as horas como 12:00 e 1:00. Segure um grande relógio analógico em frente a sala de aula e mova o ponteiro das horas para horas diferentes. Esta estratégia irá transformar a leitura das horas em uma competição divertida. Além disso, crie cartelas para horas quebradas depois de ter o conceito introduzido para ajudar a desenvolver a fluência nessa área também.

Loading...

Memória das horas

Use índices para criar um jogo de memória de leitura das horas. Ao invés de fazer com que as crianças combinem duas horas iguais, elas terão que coincidir a hora do relógio analógico com a do digital. Esta será uma grande forma de fortalecer não só as habilidades de leitura das horas, mas, também, irá trabalhar a memória e a concentração.

Game Show

Faça um game show de leitura das horas na sala de aula, fazendo com que as crianças compitam lendo o relógio analógico. Esta será uma boa ideia para emparelhar os concorrentes pelo nível de habilidade, de modo que todas as crianças estarão em pé de igualdade. Você também precisará limitar o número de participantes nas rodadas a quatro alunos. Mova os braços em um grande relógio e peça às crianças para levantarem a mão para responder. A primeira pessoa a levantar a mão, e responder corretamente, ganha um ponto e a primeira criança que juntar dez pontos ganha o jogo. Pequenos prêmios podem ser dados aos vencedores de cada rodada. Diga às crianças que haverá um game show logo no início da aula e elas ficarão muito mais motivadas a prestar atenção e a aprender como dizer as horas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...