Jogos divertidos para reciclagem de garrafas plásticas

Escrito por debra pachucki | Traduzido por debora cristina
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos divertidos para reciclagem de garrafas plásticas
Atribua uma pontuação diferente para cada garrafa antes de jogá-las no lixo, para um jogo de reciclagem baseado em pontos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A reciclagem de garrafas plásticas é essencial para eliminar resíduos dos aterros sanitários e conservar os recursos naturais da Terra. Ajude as crianças a aprenderem a importância da reciclagem, transformando esta simples tarefa doméstica em um divertido jogo ou atividade.

Outras pessoas estão lendo

Arremesso de garrafas

Para reciclar corretamente, as famílias devem ter várias caixas para separar materiais recicláveis. Serviços de reciclagem geralmente pedem que papel, vidro, latinhas e garrafas de plástico, por exemplo, sejam guardados num recipiente separado, pois a maioria das usinas de reciclagem precisam separar e dividir estes materiais. Quando garrafas plásticas de refrigerante, vidros de shampoo ou de produtos de limpeza se acumulam, leve a lata de lixo apropriada para a garagem ou calçada, e desenhe uma linha no chão com giz, a aproximadamente 4 a 8 metros de distância da lata. Permita que as crianças se revezem tentando atirar uma garrafa no lixo. Estabeleça o número de tentativas permitidas, marque a pontuação, e dê a pessoa que fizer mais cestas uma recompensa especial, como uma tarefa a menos, a escolha do jantar ou uma hora a mais para assistir TV antes de dormir.

Desafio artesanal

Incentive a criatividade das crianças através de simples trabalhos artesanais que promovem a reciclagem pela reutilização de garrafas plásticas. Dê às crianças garrafas de plástico limpas, de diferentes formas e tamanhos, juntamente com as tampinhas, e vários materiais com que possam enchê-las. Forneça às crianças um jarro de água e garrafas de corante alimentar, areia colorida, glitter, pequenas conchas, pedrinhas, marcadores e outros pequenos itens e materiais de arte. Desafie as crianças a criar uma única peça de arte usando todas as garrafas plásticas. Para um jogo mais difícil, estabeleça a regra de que cada garrafa deve ser confeccionada de um jeito diferente. Use as peças de arte terminadas como decoração de mesa, suportes para livros, pesos de papel ou vasos para arranjos de flores artificiais.

Corrida das flores

Faça um jogo de plantio com garrafas plásticas de refrigerante limpas, para uma atividade ecológica que incentiva as crianças a pensar sobre a reciclagem usando itens de maneiras novas e inteligentes. Corte três garrafas de refrigerante ao meio, encha 2/3 do fundo até a metade com terra para vasos, e em cada uma delas plante um pacote de sementes de flores diferente. Cubra com terra, água, e exponha à luz solar conforme as instruções da embalagem. Deixe as crianças tentarem adivinhar qual planta vai brotar primeiro. Quando a primeira delas brotar, presenteie o vencedor ou os vencedores, com um pequeno prêmio ou privilégio.

Caça ao tesouro

Faça as crianças se movimentarem com jogos de reciclagem que envolvem atividades físicas, como uma caça ao tesouro. Sem que as crianças vejam, esconda garrafas de plástico limpas pela casa ou quintal. Dê a cada criança um saco ou fronha de travesseiro e peça que façam uma fila na porta da frente ou algum outro ponto de partida na casa. Comece a caçada e tome nota de quantas garrafas cada criança encontra, terminando o jogo quando todas tiverem sido encontradas. Dê pistas se necessário. Uma vez que a caçada tenha terminado, peça as crianças que esvaziem seus sacos colocando as garrafas na lata de lixo apropriada, contando quantas cada uma conseguiu achar. A criança que tiver encontrado mais garrafas vence.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível