Jogos para incentivar o pensamento lógico de crianças

Escrito por cynthia clark | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos para incentivar o pensamento lógico de crianças
Xadrez é um jogo de estratégia que incentiva o pensamento lógico-estratégico de crianças (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O pensamento lógico é um processo mental aprendido em que se usa o raciocínio consistente para chegar a uma conclusão, de acordo com Audiblox. As crianças podem começar a aprender os processos sequenciais de pensamento crítico antes de ir para a escola. Jogos que estimulam o pensamento lógico ajudam as crianças na resolução de problemas e no desenvolvimento intelectual.

Outras pessoas estão lendo

Pensamento sequencial

O pensamento sequencial é a base para a busca de soluções de problemas acadêmicos ou da vida real. Mastermind é um jogo de tabuleiro de decifrar códigos para dois ou mais jogadores que requer pensamento sequencial. Um jogador cria um código colocando pinos coloridos em uma sequência escolhida, enquanto o outro deve decifrar essa sequência. Pressman Toys, o fabricante do Mastermind, oferece três versões desse jogo de lógica para pré-escolares. Essas versões de torre usam imagens familiares de animais ou personagens para que as crianças criem o código sequencial. O Mastermind também é um bom jogo para desenvolver o reconhecimento de padrões.

Padrão de reconhecimento

O reconhecimento de padrões, de acordo com o IQTestLabs, é essencial para o pensamento lógico, pois é a capacidade mental de ver ordem em um ambiente caótico. O Minesweeper (campo minado) é um jogo de jogador único incluído na maioria dos programas operacionais baseados no Windows, ou pode ser baixado gratuitamente no Learn4Good. É um jogo de estratégia e de reconhecimento de padrão para as idades de oito em diante. O objetivo é localizar as minas terrestres sem detoná-las, decifrando os padrões dos números revelados quando viram quadrados para então, determinar o padrão correspondente das minas.

Raciocínio dedutivo

O The Free Dictionary define o raciocínio dedutivo como forma de descobrir os conceitos gerais em algo específico, baseado em causa e efeito. Os jogos de memória por combinação para pré-escolares ajudam as habilidades simples de raciocínio dedutivo. A criança deve se lembrar da localização da imagem correspondente, enquanto descarta outras cartas onde a imagem desejada não existe. os jogos de detetive, como o Clue da Hasbro são baseados no raciocínio dedutivo. Ele é projetado para crianças de 5 a 7 resolver em um mistério em um carnaval. Aos jogadores são apresentada dicas a partir das quais devem nomear o indivíduo culpado em um determinado cenário. O Battleship utiliza o raciocínio dedutivo para localizar os navios dos adversários. Esse clássico jogo tático é projetado para dois jogadores, mas está disponível para um jogador único desenvolver habilidades on-line no HubWorld da Hasbro e em uma variedade de dispositivos portáteis.

Pensamento estratégico

As habilidades mentais para pensamento lógico culminam no desenvolvimento do pensamento estratégico para situações em andamento. O Science of Strategy Institute define o "ciclo adaptativo", como a diferença entre o pensamento lógico e a estratégia, que é o modo de planejar a resolução de problemas. O dominó é um jogo de estratégia bom para crianças pré-escolares e mais velhas também que incentiva o raciocínio relacional. O monopólio em suas diversas formas, incluindo a versão júnior, requer raciocínio dedutivo e planejamento. O Tic-Tac-Toe (jogo da velha) é uma boa preparação para jogar damas, inclusive chinesa, que são jogos de estratégia que têm regras bastante simples para as crianças.

Quando as crianças dominam esses jogos podem passar para o xadrez. O ChessKidsAcademy observa que nas idades de 11 ou 12 anos, as crianças desenvolvem o pensamento complexo lógico e as habilidades de estudo para jogar esse jogo adulto em níveis mais elevados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível