Mais
×

Como fazer um tabuleiro de senet

Atualizado em 17 abril, 2017

Semelhante ao gamão de hoje, o senet era um jogo do antigo Egito. Ele é jogado em um tabuleiro que contém 30 quadrards, três na horizontal por dez na vertical, numerados de 1 a 30. Cada jogador tem de cinco a dez peças ou peões que são movidos dentro e fora do tabuleiro do jogo, lançando varetas. Existem diversas variações de regras disponíveis.

Instruções

O senet é um jogo de tabuleiro egípcio (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Fazendo um jogo de senet caseiro

  1. Use pedaços resistentes de papelão ou um pedaço de madeira para fazer um tabuleiro de senet. O tabuleiro terá que possuir 30 quadrados pintados com cores alternadas, semelhante a um tabuleiro de xadrez. Desenhe o contorno do tabuleiro e os quadrados com um marcador preto e grosso. Deve haver três linhas. Cada linha terá dez quadrados.

  2. Utilize o pincel para pintar os quadrados com cores alternadas assim que o tabuleiro estiver traçado. Você pode usar qualquer par de cores de sua escolha. Espere a tinta secar.

  3. Comece a enumerar os quadrados assim que a tinta secar. A primeira linha deve ser enumerada da esquerda para direita, de 1 a 10. A segunda linha deve ser enumerada da direita para a esquerda, de 11 a 20 e a última deve ser enumerada da esquerda para a direita, de 21 a 30. Adicione algumas imagens nos quadrados 15 e do 26 ao 30. Pesquise símbolos egípcios ou faça seus próprios sinais para divertir-se.

  4. Cada jogador terá de cinco a dez peças ou peões. Quanto mais peões, mais o jogo será competitivo. Eles podem ser criados a partir de praticamente qualquer coisa que possua um fundo plano. Pedras, bolinhas de vidro liso ou damas são fáceis de achar. Você precisará de cinco ou dez peças, cada uma com duas cores ou formatos diferentes.

  5. Uma vez que o tabuleiro e as peças do jogo estiverem prontos, você precisará do dado ou das varetas. Varetas são usadas para determinar o número de espaço que deve mover. Elas possuem uma marca de um lado e são brancas do outro. Palitos de sorvete são fáceis de encontrar. Traçando em cada extremidade de um dos lados, use um marcador para fazer uma marca com cor. Deixe o lado inferior do palito em branco. Agora você está pronto para jogar.

Dicas

  • Este pode ser um grande reforço para aulas de história egípcia. Divirta-se criando seus próprios ícones egípcios.

O que você precisa

  • Peça plana de madeira ou tabuleiro pesado de cartão
  • Duas cores de tinta diferentes (você escolhe as cores)
  • Pincel
  • Quatro varetas de artesanato
  • Marcadores
  • 2 peças de cores/peões diferentes (de 5 a 10 cada)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article