Jogos de raciocínio dedutivo para crianças

Escrito por christina schnell | Traduzido por isabel ferreira
Jogos de raciocínio dedutivo para crianças
Jogos de cartas requerem raciocíno dedutivo (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

O raciocínio dedutivo é a parte central dos métodos lógicos. Usar o raciocínio dedutivo significa fazer conclusões baseadas em informações previstas ou já conhecidas. Seu cérebro usa esse tipo de lógica cada vez que você tira uma conclusão pelo processo de eliminação ou utilizando o que é muitas vezes chamado de "palpite". Os seres humanos começam a aperfeiçoar esta habilidade cognitiva muito mais cedo do que você imagina e jogar jogos que exijam raciocínio dedutivo fortalece as habilidades de pensamento crítico em geral de seu filho.

Jogos de combinação

Um dos primeiros jogos que as crianças brincam envolve correspondência e sequenciamento. Existem diversas variações de um jogo de cartas onde as crianças desviram cartas viradas para baixo e formam pares ou outro tipo de combinação. Jogos como o da memória ou de concentração são uma formas deste jogo popular e são baseados em uma técnica de memória conhecido como Pelmanismo. As crianças devem lembrar a localização de uma imagem específica para que saibam quais cartas virar durante a sua vez na rodada. Neste caso, a correspondência e a eliminação requerem a síntese de fatos apresentados e utilização destes fatos para se tirar conclusões.

Eliminação visual

Identificar um padrão, local ou objeto específico usando uma série de características físicas exige raciocínio dedutivo. Jogos de adivinhação como o "Cara a Cara" fornecem informações de identificação com pequenos detalhes, como uma cor específica ou características como o uso de óculos. Cada vez que um jogador revela uma nova informação, o oponente tem a chance utilizá-la para obter a resposta correta. Aprender a observar e aplicar novos detalhes de informação física fortalece individualmente o raciocínio dedutivo infantil.

Eliminação verbal

Jogos que utilizam apenas palavras verbais, sem quaisquer peças ou imagens, fazem com que as crianças pratiquem a habilidade de conceituar imagens e aplicar informações conhecidas para obter uma conclusão. Por exemplo, em jogos como "Detetive" ou "20 Perguntas", as crianças ouvem três ou menos fragmentos de informação no início do jogo e devem fazer perguntas auxiliares para saberem mais sobre o item em questão para que possam dar a resposta correta. Fazer perguntas complementares construtivas enquanto se lembram das informações já adquiridas exige raciocínio dedutivo e memória.

Jogos de desenho

Alguns jogos de raciocínio dedutivo não exigem nada mais do que um único pedaço de papel e um lápis. Jogos como a forca exigem que as crianças façam perguntas estratégicas baseando-se no crescente corpo de informações apresentadas no quadro de imagem ou espaços de letra. Embora estes jogos não gravem ou eliminem as respostas incorretas, como o Adivinha Quem ou Batalha Naval, as crianças podem ficar visualizando as informações que já foram prestadas, como as letras de uma palavra, enquanto continuam o jogo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível