O que é a Jornada Mundial da Juventude

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude 2013 foi a primeira viagem oficial do Papa Francisco (Buda Mendes/Getty Images News/Getty Images)

A Jornada Mundial da Juventude, conhecida também pela sigla JMJ, é um evento realizado pela Igreja Católica que reúne jovens do mundo todo numa celebração internacional da fé. A reunião acontece desde 1984 a cada dois ou três anos, dependendo da disponibilidade da Igreja e do Papa. Com uma duração que vai de 2 dias a até uma semana, na JMJ são realizados vários atos de estudo, comunhão e liturgia católica, como missas, palestras, apresentações musicais e catequeses, inclusive em vários idiomas. A Jornada Mundial de Juventude de 2013, realizada na cidade do Rio de Janeiro, chamou a atenção da mídia mundial por ser também a primeira viagem oficial realizada pelo Papa Francisco.

Outras pessoas estão lendo

Criação e primeiras edições

A ideia da criação da Jornada Mundial da Juventude partiu do Papa João Paulo II e foi realizada pela primeira vez em 1984, em Roma. Um público de cerca de 500 mil pessoas presenciou o Sumo Pontífice da Igreja católica rezar uma missa na tradicional Praça de São Pedro. No ano seguinte, a JMJ voltou a ser realizada na capital italiana, já com um público bem maior, de cerca de 800 mil pessoas. A terceira edição da Jornada, ocorrida em 1987, foi a primeira realizada fora da Europa. Na ocasião, cerca de 1 milhão e meio de pessoas encheram as ruas de Buenos Aires para ouvir as palavras de João Paulo II.

O que é a Jornada Mundial da Juventude
Foi o Papa João Paulo II quem criou a JMJ (Courtney Kealy/Getty Images News/Getty Images)

Cidades sede

Desde sua criação nos anos 80 foram realizadas 14 edições da Jornada Mundial da Juventude em 13 cidades diferentes. Somente Roma sediou mais de uma vez o evento, totalizando três edições. Buenos Aires (Argentina), Santiago de Compostela (Espanha), Częstochowa (Polônia), Denver (Estados Unidos), Manila (Filipinas), Paris (França), Toronto (Canadá), Colônia (Alemanha), Madrid (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil) receberam uma Jornada cada. A edição que reuniu mais fiéis foi a de 1995 em Manila, quando mais de cinco milhões de peregrinos católicos estiveram presentes.

O que é a Jornada Mundial da Juventude
Roma, a cidade que mais recebeu edições da JMJ (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Eventos

A últimas edições da Jornada Mundial da Juventude se caracterizaram por ter uma calendário fixo de eventos no decorrer de uma semana. A segunda-feira é dia de eventos de catequese em igrejas da diocese local. Na terça acontece a abertura oficial do evento, com uma grande missa realizada pelo arcebispo da região. A quarta-feira, assim como a sexta-feira, é destinada a atividades musicais, orações e comunhão. Na quinta-feira geralmente ocorre a chegada oficial do Papa à JMJ, que faz um sermão especial aos peregrinos. No sábado há uma peregrinação a algum santuário e uma vigília com o Sumo Pontífice da Igreja. O domingo é o dia de encerramento, com uma missa do Papa e o anúncio da próxima cidade que sediará a Jornada.

O que é a Jornada Mundial da Juventude
Missas e estudos fazem parte da programação (Buda Mendes/Getty Images News/Getty Images)

Rio 2013

A Jornada Mundial da Juventude de 2013 do Rio de Janeiro foi a primeira realizada num país de língua portuguesa. Sua escolha foi definida em 2011 pelo então Papa Bento XVI, no encerramento da JMJ de Madrid, na Espanha. O evento causou polêmica muito antes de começar a acontecer, já que uma área de proteção ambiental precisou ser devastada, com 334 árvores destruídas para limpar a região onde a missa campal seria realizada. Com a expectativa de atrair milhões de peregrinos de várias partes do mundo, o governo federal, em parceria com o municipal e estadual, gastaram mais de 118 milhões de reais na infra-estrutura da Jornada. Para demonstrar o seu descontentamento com esse fato, muitos manifestantes se reuniram para protestar contra o governador Sérgio Cabral, exatamente no dia da chegada do Papa Francisco à cidade do Rio de Janeiro.

O que é a Jornada Mundial da Juventude
Milhares de pessoas foram às ruas para receber o Papa Francisco (Buda Mendes/Getty Images News/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível