Mais
×

Como juntar duas fotos usando o GIMP

Você pode usar o editor gráfico gratuito GIMP para juntar duas fotos digitais. O GIMP pode ajudar caso você queira sobrepor um padrão em uma foto, combinar o melhor de duas fotos ou fazer alguma outra máscara. Você pode inserir as fotos em camadas próprias e editar cada camada de acordo com suas preferências. Quando você estiver satisfeito, você pode unir as duas camadas para criar o produto final.

Instruções

Você pode unir duas ou mais fotos usando o GIMP (Kay Lee Davies/Photodisc/Getty Images)
  1. Inicie o GIMP e abra a primeira foto com a qual você deseja trabalhar clicando em "File" e "Open". Localize a imagem escolhida em seus documentos e selecione-a apertando "Open". Insira, no mesmo projeto, a segunda foto que você deseja incluir clicando em "File" e "Open as Layer".

  2. Abra a caixa de ferramentas "Layer" clicando em "Windows", "Dockable Dialogs" e, então, em "Layers". Se você deseja fazer com que a foto que você inseriu por último fique transparente, clique no local que corresponde à última camada e use a barra de rolagem no topo da barra Layers para diminuir o valor de "Opacity".

  3. Use a "Scale Tool" localizada na barra de ferramentas principal para mudar o tamanho da segunda imagem da maneira como preferir. Por exemplo, se a sua foto de fundo for uma televisão e você quer diminuí-la, clique nesta ferramenta e, então, clique na própria foto. Uma janela com o nome "Scale" aparecerá, possibilitando que você mude a altura ou largura de sua foto. Se você quiser manter as proporções do arquivo original, clique na opção "Keep aspect", localizada na parte inferior da barra de ferramentas principal.

  4. Selecione a ferramenta "Erase Tool" na barra principal caso você queira eliminar pedaços da segunda imagem. Antes de começar a apagar, certifique-se de que sua camada possui um canal de transparência (transparency channel) clicando em "Layer", "Transparency" e "Add Alpha Channel". Clique duas vezes com o cursor e arraste-o sobre porções indesejadas de sua imagem. Você pode escolher o tipo de pincel que irá usar para deixar o visual mais homogêneo ou rústico, de acordo com suas preferências.

  5. Clique na ferramenta "Move Tool" e clique duas vezes sobre sua camada, caso você deseje reposicioná-la. Você pode clicar duas vezes e arrastar a foto ao longo da tela ou usar as setas do teclado para mover a imagem.

  6. Junte as imagens quando elas estiverem situadas de acordo com suas preferências. Na caixa de camadas, clique com o botão direito na camada que você inseriu por último e clique em "Merge Down". Se você tiver mais de duas camadas e quiser unir todas, você pode clicar em "Merge Visible Layers".

Dicas

  • Salve seu projeto GIMP como um arquivo de fotografia usando a extensão ".JPG".

Aviso

  • Você pode querer salvar o projeto antes de unir as camadas, caso deseje decidir o que fazer mais tarde. Para fazer isto, salve seu documento usando a extensão nativa do GIMP, ".XCF".
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article