Os lados ruins da madeira macia

Escrito por terry mulligan | Traduzido por mariana silva gray
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os lados ruins da madeira macia
A madeira macia, como o pinho, pode não ser a escolha certa para todo projeto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A madeira macia é geralmente mais barata do que a nobre — tornando-a uma escolha tentadora para muitos projetos caseiros. No entanto, madeiras mais baratas nem sempre são a melhor escolha. As características da madeira macia podem torná-la teoricamente inutilizável para alguns projetos. Portanto, é importante saber os lados ruins dela antes de selecioná-la para qualquer atividade de carpintaria.

Outras pessoas estão lendo

Não é uma madeira resistente

Já que a madeira macia é feita de espécies de árvores com crescimento rápido, como o pinho ou o abeto, são feitas de fibras curtas e não tão densas quanto as espécies nobres. Portanto, isso torna a madeira macia mais leve e não tão resistente quanto a nobre. A maioria delas cria fendas facilmente, o que pode tornar a carpintaria difícil e frustrante — principalmente para carpinteiros novatos. Embora os furos pré-perfurados possam ajudar na colocação de parafusos na madeira macia, não é garantido que as fendas deixarão de ocorrer.

Os lados ruins da madeira macia
Fendas tornam difícil trabalhar com a madeira macia (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Não é boa para móveis

Embora a madeira macia pode ser ideal para muitos projetos ornamentais desse material, ela não é sempre uma boa escolha para projetos de móveis. Sua natureza leve não permite que ela suporte cargas pesadas. Além disso, a madeira macia tem a tendência de ficar deformada — fazendo com que seja difícil manter as estruturas de móvel em um quadrado e niveladas. Infelizmente, mesmo que uma peça de madeira macia esteja reta na instalação, ela pode deformar com o tempo.

Os lados ruins da madeira macia
A madeira macia tem aplicaçōes limitadas como móveis (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Facilmente danificada

A natureza esponjosa da madeira macia significa que ela é mais suscetível a danos e desgastes acelerados. Ela pode ser facilmente marcada, amassada e arranhada. Portanto, não é uma boa escolha para aplicações muito usadas, como para pisos. Embora ela possa ser tratada e revestida para ajudar a fortalecer o corpo e a superfície da madeira, ela ainda será mais propensa a se danificar facilmente, sendo uma escolha ruim para muitas atividades de carpintaria.

Os lados ruins da madeira macia
A madeira macia marca e amassa facilmente (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Nódulos e imperfeiçōes

A maioria das árvores de madeira macia é propensa a ter nódulos e muitas imperfeições visuais. Embora essas qualidades possam dar personalidade a uma peça, é uma questão de preferência e aplicação para cada projeto. Os nódulos e as manchas podem não ser bonitos nos lugares errados, causando mais desperdício ao tentar eliminá-las. Também é mais difícil cortar e fixar a madeira através de nódulos, o que pode tornar perigoso o uso de ferramentas elétricas.

Os lados ruins da madeira macia
Os nódulos na madeira macia podem criar mais desperdício em seu projeto (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível