O que são lascas pretas nas unhas?

Escrito por kylie lemon | Traduzido por mara marcos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são lascas pretas nas unhas?
A aparência das unhas pode dar pistas sobre a saúde em geral (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Uma tala ou lasca preta que aparece sob as unhas das mãos ou dos pés é bem provável que seja uma mancha ou hemorragia na unha. Trata-se de uma linha fina, vertical, formada por sangue sob as unhas e que se transforma com o tempo de castanho avermelhado para preto. Em alguns casos, as hemorragias podem indicar uma doença sistêmica. Se elas aparecerem sem um trauma físico óbvio e se vierem junto com outros sintomas, é preciso consultar um médico.

Outras pessoas estão lendo

Aparência

Os vasos sanguíneos do leito estão dispostos em sulcos paralelos que correm verticalmente. Quando os vasos sanguíneos nos sulcos são quebrados, o sangue preenche o espaço entre os sulcos. A mancha da hemorragia ocorre na mesma direção em que a unha está crescendo e possui esse nome porque é como se uma lasca aparecesse sob a unha. A hemorragia é muitas vezes o resultado de coágulos extremamente pequenos que danificam os vasos sanguíneos minúsculos sob as unhas. Ela pode ser importante no diagnóstico de uma série de doenças.

Causas

As hemorragias nas unhas podem ser causadas por um trauma físico nas unhas, assim como as nódoas negras. Também podem ser causadas ​​por uma doença cardíaca conhecida como endocardite, que é uma infecção das válvulas do coração. Essas hemorragias podem ser resultados de danos aos vasos sanguíneos causados ​​pelo inchaço. Quando causadas ​​por doenças do coração, outros sintomas da doença são mais propensos a estarem presentes, e é provável que você já esteja sob os cuidados de um médico para a doença subjacente. Os outros sintomas da endocardite incluem a falta de ar, a febre, a sensação geral de mal estar e os músculos doloridos. Outras doenças que produzem este tipo de hemorragia incluem o escorbuto, a cirrose e a vasculite. Se todas as unhas são afetadas ao mesmo tempo, uma triquinose ou uma infecção por parasitas podem ser responsáveis.

Localização

A localização de uma hemorragia deste tipo pode dar pistas sobre a causa e sobre a patologia subjacente. Se ela estiver localizada no terço médio ou distal da unha, que é a parte mais distante do leito desta, trata-se de um provável dano causado por trauma físico. No entanto, as hemorragias que ocorrem na parte inferior do leito da unha são mais suscetíveis de serem causada por doenças sistêmicas, como a endocardite, ou por perturbações do tecido conjuntivo. Essas hemorragias traumáticas se relacionam mais comumente aos idosos, enquanto que aquelas que ocorrem perto da parte inferior da unha são mais frequentemente encontradas em adultos jovens com doenças sistêmicas.

Melanoma subungueal

Se você tiver uma hemorragia de lasca, talvez haja a preocupação de ser ou não um melanoma subungueal. Trata-se de tumor cancerígeno localizado debaixo da unha, que pode ser da mesma cor escura que a hemorragia de lasca. Os melanomas subungueais são menos comuns do que essas hemorragias e geralmente começam no leito ungueal, enquanto que as hemorragias podem aparecer quase que espontaneamente em qualquer parte da unha, dependendo de sua causa. Os melanomas afetam mais comumente as pessoas de ascendência japonesa ou afros-americanos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível