×
Loading ...

Lauril sulfato de sódio vs. cocoanfoacetato de sódio

Atualizado em 21 novembro, 2016

Lauril sulfato de sódio (LSS) e cocoanfoacetato de sódio são ambos compostos provenientes do coco. Eles são surfactantes, ou agentes de limpeza, usados em produtos para cabelos, cuidados com a pele e de higiene pessoal. Embora sirvam a funções muito semelhantes, eles são diferentes um do outro em muitos aspectos.

Ingredientes comuns em produtos de higiene (blue image by saied shahinkiya from Fotolia.com)

Lauril sulfato de sódio

O LSS também é utilizado como detergente líquido para limpeza industrial em concentrações mais elevadas. Isso permite que a água se combine com a sujeira e a oleosidade, de modo que possam ser enxaguadas. Ele é um ingrediente comum, devido ao fato de que é uma substância eficaz e barata.

Loading...

Efeitos

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) considera o lauril sulfato de sódio seguro. No entanto, foi demonstrado que ele provoca irritação nos olhos e na pele em concentrações muito menores do que as encontradas em diversos produtos.

Produtos semelhantes

O LSS também é encontrado como lauriléter sulfato de sódio e lauril sulfato de amônia. Essas substâncias são comuns em produtos de consumo e também são muito semelhantes, embora o lauriléter sulfato de sódio seja considerado mais suave e cause menos irritação.

Cocoanfoacetato de sódio

O cocoanfoacetato de sódio é menos comumente usado como ingrediente principal em produtos de beleza, embora seja comum em xampus e condicionadores, devido à sua capacidade de condicionar e limpar. Ele também aumenta a formação de espuma de produtos como cremes de barbear, sabonetes líquidos e mousse.

Efeitos

O Conselho de Produtos de Higiene Pessoal americano, uma associação comercial da indústria, descobriu que o cocoanfoacetato de sódio é menos irritante para a pele do que o lauril sulfato de sódio, mesmo em doses maiores do que as encontradas na maioria dos produtos para consumo. Verificou-se que ele não irrita os olhos, mesmo em concentrações de 28,1%, como a encontrada em xampus.

Loading...
Loading ...
Loading ...