É recomendável usar luvas na hora de lavar louças?

Escrito por cheryl munson | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É recomendável usar luvas na hora de lavar louças?
Lavar louças sem luvas não é um bom costume (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Lavar louças à mão é uma tarefa que leva tempo, mas proporciona resultados melhores. Se você não possui uma lavadora de louças automática, lavar à mão é o único jeito. Algumas vezes, lavar louças pode se tornar tão rotineiro, que você até se esquece de usar luvas, ou acha que não precisa delas. Entretanto, um corte com um copo quebrado ou uma queimadura podem ser suficientes para desenvolver o hábito de usá-las. Utilizar as luvas é a forma mais segura e higiênica de lavar louças, gostando ou não desta tarefa.

Outras pessoas estão lendo

Lavando louças sem luvas

Algumas pessoas acham incômodo o uso de luvas e preferem um contato direto, mais tátil, com os pratos, copos e demais utensílios que estão sendo lavados. Entretanto, a lavagem sem luvas é tão pouco segura como andar de bicicleta sem capacete. Além disso, não usar luvas faz com que as mãos envelheçam mais rapidamente. Se você não está acostumado a utilizá-las, não é tão difícil adquirir o hábito. Procure por luvas que sejam confortáveis e sirvam bem, para manter a sensação de contato direto com os itens que serão lavados.

Usando luvas

Lavar louças com luvas é a melhor opção para garantir a segurança e o cuidado com a pele das mãos. Em certos ofícios, lavar com luvas é obrigatório, assim como na manipulação de alimentos e indústrias do setor de saúde. "Além da lavagem à mão, as luvas exercem um papel importante na redução da transmissão de micro-organismos", diz o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC - Centers for Disease Control and Prevention). Os micro-organismos são invisíveis a olho nu. Você pode desconhecer que possui uma infecção viral ou bacteriana e, se não utilizar luvas, pode espalhar o agente infeccioso para membros de sua família. Se você sofre de alguma condição dermatológica, como eczema ou psoríase, é importante usar luvas sempre que lavar louças à mão. Caso contrário, a exposição à água tende a agravar e prolongar o problema na pele.

Similaridades

Usando luvas ou não, lavar à mão produz resultados melhores do que com lava-louças automáticos. Itens de vidro saem limpos e brilhantes, sem aquela película residual que surge após lavagens consecutivas no lava-louças. Lavar manualmente também permite que você se concentre em sujeiras específicas e trabalhe individualmente com cada item. Lavar louças na pia, com ou sem luvas, é a melhor maneira de cuidar de utensílios finos, como porcelana chinesa ou taças, que não devem ser lavados à máquina.

Diferenças

Quando você lava as louças usando luvas, é possível utilizar água bem mais quente para ajudar a amolecer a sujeira, e também permite que você adicione alvejantes e desinfetantes para limpas pratos, tigelas e talheres. Você também pode passar as louças e os utensílios por um fluxo de água quente por mais tempo. Por outro lado, quando você lava as louças com as mãos nuas, precisa diminuir a temperatura da água. Isto pode resultar em manchas nas louças, resíduos extras e a necessidade de uma segunda lavagem, prendendo você à cozinha por mais tempo do que seria necessário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível