×
Loading ...

Como ler um contador Geiger

Um contador Geiger detecta radiação ionizante, como partículas beta e gama. Alguns modelos também detectam partículas alfa. O componente primário de um contador Geiger é um tubo preenchido com um gás que conduz eletricidade quando atingido por radiação. Isso permite que o gás complete um circuito elétrico. Esse processo envolve, normalmente, mover uma agulha realizando um som audível. Contadores Geigers podem medir a radiação em uma variedade de unidades, dependendo de sua aplicação.

Instruções

Aprenda a ler um contador Geiger para analisar a radiação ionizante (radiation sign image by Sergei Kobzar from Fotolia.com)
  1. Meça a radiação pelo som. Contadores Geiger costumam ter um alto-falante que emite um "clique" toda vez que detecta uma partícula. Esse método mede as partículas alfa e beta em contagens por minuto (CPM) de tal maneira que uma CPM alta soa como áudio estático em um rádio.

    Loading...
  2. Obtenha uma exibição visual do valor da CPM. Alguns contadores Geiger também traduzem esse valor em uma representação visual, como em um visor ou contador de LED.

  3. Defina o roentgen equivalente em "rem". Esta é uma unidade de dose de radiação em que r = WR, onde r é a radiação em rems, W é a eficiência biológica da radiação e R é a radiação absorvida em roentgens. Rem não é exatamente uma medida de radiação em si. Ao invés disso, mede o efeito que a radiação tem no corpo humano.

  4. Meça a radiação em milirems. Contadores Geiger nos Estados Unidos geralmente medem a radiação em milirems (mR), já que rem é uma unidade grande demais para a maioria dos propósitos. Para comparação, a radiação de fundo normal é de 100 mR por ano.

  5. Converta a radiação em unidades de CPM para radiação em unidades de mR. Contadores Geiger geralmente usam uma taxa de conversão de 1.000 CPM = 1 mR. Essa proporção não é exata devido à definição de rem.

Loading...

Aviso

  • A dosagem máxima recomendada de radiação é de 5.000 mR/ano para aqueles que trabalham em contato com ela nos Estados Unidos, e de 200 mR/ano para aqueles que não trabalham.

Referências

Loading ...
Loading ...