Como ler e escrever arquivos de texto em Python

Escrito por ehow contributor | Traduzido por caio amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ler e escrever arquivos de texto em Python
Fazendo leitura e escrita de arquivos utilizando Python (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Quando você estiver programando em Python, normalmente será necessário ler dados e escrevê-los em arquivos que existem fora do programa. O Python fornece mecanismos de fácil uso para acessar e modificar arquivos específicos utilizando as funções padrão que são parte do núcleo da linguagem.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Abrir arquivos em Python

  1. 1

    Decida sobre a política de uso. Você deve saber se vai precisar ler ou escrever em um arquivo antes de abri-lo. Abra-o apenas com as permissões de que você realmente precisa. Não abra um arquivo em modo leitura-escrita quando você precisar apenas lê-lo. Isto prevenirá escritas acidentais em arquivos que você não deveria alterar.

  2. 2

    Decida sobre usar o modo ASCII ou binário. Se você estiver lendo texto, utilize o modo ASCII. Se estiver lendo dados binários, utilize o modo correspondente. Este modo traduzirá os finais de linhas para o modo que seu sistema operacional usa.

  3. 3

    Crie a "string" do modo. O primeiro caractere é o de modo de escrita ou leitura. Se você quer abrir em modo binário, adicione um "b" ao final da "string". Por exemplo, para ler em modo ASCII, a "string" do modo deve ser "r" e para escrever em modo binário ela deve ser "wb".

  4. 4

    Abra o arquivo utilizando a função "open" (abrir). Armazene o objeto do arquivo resultante em uma variável. Por exemplo:

    f = open("/nome/do/arquivo/vai/aqui", "r")

    Ler de arquivos em Python

  1. 1

    Repetir sobre todas as linhas. Um objeto de arquivo pode ser usado como uma coleção com o laço "for" (para). Você pode repetir sobre todas as linhas em um arquivo (uma ação comum) com a instrução "for".

    for line in f: print line

  2. 2

    Procurar um certo ponto do arquivo. Arquivos nem sempre são lidos sequencialmente, então, normalmente é necessário procurar uma parte específica do arquivo antes de ler dele. Você pode fazer isto utilizando o método "seek" (procurar) de um objeto arquivo.

    Procura até o centésimo byte

    f.seek(100)

    Procura até 10 bytes a partir do atual

    f.seek(10, 1)

  3. 3

    Ler dados binários de um arquivo. Utilizando o método "read" (ler) de um arquivo, você pode ler um numero arbitrário de bytes de um documento.

    Lê 16 bytes de um arquivo

    buf = f.read(16)

    Escrever em arquivos Python

  1. 1

    Escrever dados em um arquivo. Se um arquivo for aberto em modo de escrita, você pode escrever nele em ASCII ou binário. Isto é feito com o método "write" (escrever) de um objeto do tipo arquivo.

    f.write("Isto é texto")

  2. 2

    Escrever objetos em um arquivo. Se você precisar salvar o estado interno de um objeto, você pode "salpicá-lo". Para fazer isto com um objeto, primeiramente você deve importar o módulo "pickle". Depois disso, você pode inserir quase qualquer objeto com a função "pickle.dump".

    import pickle pickle.dump(qualquer_objeto,f)

  3. 3

    Fechar o arquivo. Depois da escrita estar completa, você tem que fechar o arquivo. Isto assegura que todos os "buffers" serão limpos e que o arquivo não estará bloqueado. Então, outros programas poderão acessá-lo. Isto é feito com o método "close" (fechar) do objeto arquivo.

    f.close()

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível