Gastronomia

Como ler uma lista de vinhos em um restaurante

Escrito por stacie connerty | Traduzido por contributing writer
Como ler uma lista de vinhos em um restaurante

OO importante é encontrar um vinho que agrade o seu paladar

http://www.brisbane247.com.au/

Os dias de combinar o vinho com a comida ficaram para trás. Agora, o importante para escolher um vinho é gostar do sabor. Muitos restaurantes já usam o que se chama uma "lista progressiva de vinhos". Esse tipo de lista classifica os vinhos por tipo ou sabor e não pelo preço, variedade de uva ou origem do vinho. Este artigo lhe ensinará a ler este tipo de lista e escolher o vinho que você quer beber. Existe algo para todos os gostos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Óculos de leitura, se você precisar deles

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Escolha o seu vinho. Muitas listas de vinhos são agrupadas por tipo ou sabor. Na maioria delas, o vinho é listado do vinho mais doce e suave progredindo para o mais completo e seco. O primeiro passo é ter uma ideia do tipo de vinho que você quer beber. Branco ou tinto? Espumante? Doce? Branco seco? Tinto seco? Assim que você decidir, a lista vai ajudar você a escolher o vinho perfeito para a sua noite.

  2. 2

    Comece no topo da lista. Primeiro verifique os champagnes ou espumantes que você encontrará ordenados do mais suave para o mais forte. Ai vêm os vinhos brancos e os rosés, partindo do mais doce ao menos doce. São vinhos aromáticos e frutados, incluindo o branco Zinfandels e o Reislings.

  3. 3

    Passe aos vinhos brancos levemente secos de média intensidade, que são brilhantes e nítidos com sabores mais ousados​​. Estes vinhos serão listados do mais suave ao mais forte e incluirá Fume Blanc, Sauvignon Blanc, Pinot Gris e o Pinot Grigio. Para algo um pouco mais intenso, vá aos vinhos brancos secos, listados do mais moderado ao mais forte. Aqui você encontrará o Chardonnay e talvez um ou dois Sauvignon Blanc com um sabor final muito frutado, melado e forte.

  4. 4

    Passe para os vinhos tintos. Para começar, você encontrará uma variedade de secos leves até média intensidade. Isso inclui o Pinot Noir, Merlot, Shiraz e alguns dos Cabernet Sauvignons leves. Estes vinhos vão de frutados com um corpo leve até um sabor de fruta mais marcante. Os vinhos leves e suaves são os vinhos de Bordeaux. Para algo um pouco mais rico passe aos tintos meio-secos e mais encorpados. Aqui você encontrará a maioria dos Cabernet Sauvignon e Zinfandel tintos. Grande parte das listas terá também vinhos Meritage e Syrah. Estes vinhos serão suaves, picantes, frutados e ousados em sabor e persistência.

  5. 5

    As dicas acima são a maneira mais fácil de ler uma carta de vinhos. Como sempre, se você tiver qualquer dúvida, o garçom ou o maitre deve ser capaz de ajudá-lo, ou em restaurantes mais finos, pergunte ao sommelier (especialista em vinhos). A maneira mais fácil de ler este tipo de carta de vinhos é encontrar um vinho que você tenha tomado antes e, em seguida, subir ou descer no sabor, dependendo do seu humor.

Dicas & Advertências

  • A maioria dos restaurantes costuma listar vinhos de sobremesa ou do Porto no cardápio de sobremesas. Ainda que alguns sejam enumerados progressivamente, talvez seja melhor perguntar ao garçom ou maitre, dependendo do seu gosto.
  • Não tenha medo de pedir uma amostra dos vinhos servidos por taça. A maioria dos restaurantes deixará que você experimente uma amostra de vinho.
  • Lembre-se que a pessoa que pede o vinho é também a pessoa a quem será apresentado o vinho e que deve provar o primeiro gole.
  • Vinhos próximos uns dos outros serão semelhantes em sabor, então sinta-se à vontade para experimentar e tentar algo novo, porque você provavelmente gostará da maioria dos vinhos de mesma categoria.
  • Seja cauteloso com o consumo excessivo de vinho. Depois de dois ou três copos, todos eles tendem a ter o mesmo sabor.
  • Os filmes retratam pessoas sempre cheirando as rolhas de vinho, mas isso é impreciso. Você deve verificar a rolha do vinho para ver se há humidade ou mofo. Este é um sinal claro de que o vinho está ruim ou azedo.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media