Mais
×

Como ler logs de servidores IIS

Atualizado em 02 junho, 2017

O Internet Information Service (IIS) é o principal aplicativo de hospedagem para os anfitriões web do Microsoft Windows. Ele registra atividades em arquivos de log de ​​texto simples para que os administradores monitorem a atividade do servidor. Existem várias colunas listadas nos arquivos de log e é possível ler tais arquivos através de simples leitores de texto, como o Bloco de Notas. Os arquivos são salvos em um diretório configurado através do IIS.

Instruções

O ISS registra atividades em arquivos de log de ​​texto simples para que os administradores monitorem a atividade do servidor (Pixland/Pixland/Getty Images)
  1. Clique no botão "Iniciar" do Windows e selecione a opção "Configurações". No menu, escolha a opção "Painel de Controle".

  2. Clique duas vezes em "Ferramenta administrativa", na lista de ícones do Painel de Controle. Em seguida, clique duas vezes em "Internet Information Service" (Serviço de informação da Internet) para abrir o console do IIS.

  3. Clique com o botão direito do mouse no nome do servidor web, em "Propriedades". Em seguida, clique na guia "Geral". Nela as localizações dos arquivos IIS encontram-se listadas. Por exemplo, os arquivos de log são normalmente configurados para serem localizados em "C:\Windows\System32\LogFiles".

  4. Feche o console do IIS e navegue até o diretório exibido na guia. Na pasta, há uma lista de arquivos com a extensão ".Log" (arquivos são de texto simples que podem ser abertos com o Bloco de Notas).

  5. Leia o formato de arquivo. Ele possui coluna e ordem específicas. A lista a seguir corresponde às colunas armazenadas em cada arquivo de log. Todas elas não podem ser visíveis. Qualquer uma destas colunas dependerá da configuração do seu servidor IIS: endereço IP do cliente, nome do usuário, data, hora, serviço e instância, nome do servidor, endereço IP do servidor, tempo consumido, número de bytes enviados pelo cliente, número de bytes enviados pelo servidor, o código de status de serviço (200 corresponde a um pedido bem-sucedido), o código de status do Windows (0 indica sucesso), tipo de solicitação e alvo da operação.

  6. Avalie os dados da amostra a partir de uma configuração simples de IIS. O seguinte código é um exemplo de uma configuração de log do servidor IIS para hospedar páginas ASP:

    Date: 2009-05-11 00:00:00

    Fields: time c-ip cs-method cs-uri-stem sc-status

    00:00:36 192.168.1.96 GET /rss/rss.aspx 404 - A primeira linha corresponde à data em que o arquivo foi salvo. A segunda linha informa quais dados são salvos e o nome da coluna. 00:00:36 - Momento em que a página foi acessada. Esse tempo corresponde a 12:36am. 192.168.1.96 - Este é o endereço IP que acessou o arquivo

    GET - Indica o tipo de chamada ao servidor. Páginas acessadas regularmente utilizam normalmente o método GET. POST (um outro método usado quando os usuários enviam formulários). /rss/rss.aspx - Corresponde ao arquivo acessado. 404 - O código de status 404 significa que o arquivo está faltando, enquanto 200 corresponde ao código de sucesso.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article