Como ler módulos de memória RAM

Escrito por alan bradford | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ler módulos de memória RAM
Decifrar os rótulos e códigos de uma memória RAM pode ser difícil (Ventaglio di RAM image by Sebastiano Settimii from Fotolia.com)

Selecionar um módulo de memória e tentar distinguir as especificações apenas olhando pode ser assustador, especialmente se for uma RAM sem marca. Se conseguir encontrar o nome do fabricante e um número de série, você pode procurar as especificações. No entanto, se não houver o nome do fabricante, você pode tentar os códigos impressos na placa ou nos chips da memória. Um exemplo desse código é o “K 4 B 2G 08 3 Q H M C H9”. Contudo, algumas dicas podem te ajudar a entender os códigos e descobrir algumas das especificações.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Procure pelo nome do fabricante e o número de série. Se você ver um nome como Kingston, Samsung ou Corsair, é bem provável que também exista um número de peça ou de série. Investigue o número da peça ou série no site do fabricante ou ligue para o suporte telefônico. Isso irá lhe fornecer dados de especificação mais precisos.

  2. 2

    Procure por um código de 14 a 2 caracteres, seja na placa ou nos chips individuais. Um exemplo é “K 4 B 2G 08 3 Q H M C H9”. Os chips da memória são quadrados pretos na placa. Se você encontrar esse código, prossiga com os próximos passos. Se você não encontrar esse código, identificar a memória será um processo muito difícil. Quaisquer outros códigos ou números que aparecerem na memória podem ser pesquisados na internet para ajudar a identificar as especificações.

  3. 3

    Localize o primeiro ou os dois primeiros caracteres no código. Normalmente são letras que mostram qual é o fabricante dos módulos de memória. Por exemplo, "K" significa Samsung, um fabricante de uma grande variedade de módulos de memória.

  4. 4

    Localize o próximo caractere, normalmente o número 4 ou 5. Isso significa que ele é um DRAM. No exemplo, o número é o "4".

  5. 5

    Localize o terceiro segmento, que é o código do produto ou a tecnologia que a memória RAM está usando. Alguns exemplos são: S=SDRAM; H=DDR SDRAM; T=DDR2 SDRAM; e B=DDR3 SDRAM. No exemplo, é "B" para DDR3 SDRAM.

  6. 6

    Localize o quarto segmento da string (sequência), que é a densidade de memória, como 512 Mb ou 2 Gb. No exemplo, "2G" indica 2 Gb.

  7. 7

    Localize o quinto segmento, que é a organização de bits. Nesse exemplo, "08" indica organização de bits x8.

  8. 8

    Localize o sexto elemento, que identifica o número de bancos de memória. No exemplo, "3" indica 4 bancos. Outros exemplos incluem "2" para dois bancos ou "4" para 8 bancos.

  9. 9

    Localize o sétimo segmento, que mostra a fonte de energia ou voltagem nos buffers de entrada e saída. No exemplo, "Q" indica 1.5 volts nos buffers. Outro exemplo é "C" indicando 1.35 volts.

  10. 10

    Localize o oitavo segmento, que indica a revisão ou geração da memória. Nesse exemplo, "H" indica a nona geração. Normalmente, "M" indica a primeira geração, e o resto do alfabeto, em ordem, mostra as gerações seguintes, como A= Segunda geração, B= Terceira geração, C= Quarta e assim por diante.

  11. 11

    Localize o nono segmento indicando o tipo de pacote ou método de empacotamento do circuito integrado. No exemplo, "M" significa FBGA DDP (sem chumbo e sem halogênio).

  12. 12

    Localize o décimo segmento, o que indica a temperatura e a potência do cartão de memória. No exemplo, "C" representa temperatura comercial e potência normal. Outro exemplo é o "L" para temperatura comercial e baixa potência.

  13. 13

    Localize o décimo e último segmento, que indica a velocidade da memória. No exemplo, "H" representa DDR3-1600 (800Mhz). Esse código final pode ser difícil de decifrar e pode variar com base no fabricante.

Dicas & Advertências

  • Alguns elementos do código podem estar em locais diferentes da string, dependendo do fabricante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível