Como ler um paquímetro Vernier

Escrito por jerome felix | Traduzido por davy de lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ler um paquímetro Vernier
Os paquímetros Vernier medem um objeto de modo mais preciso do que uma régua (measurement of diameter image by Witold Krasowski from Fotolia.com)

Nem tudo o que você mede com uma régua ou uma fita métrica vai ser medido com perfeição. Há uma tendência para estimar a medida da fração, em seguida, adicioná-la ao total. Uma paquímetro remove o trabalho de adivinhação e traz as medidas até dígitos do outro lado de um ponto decimal. O paquímetro permite medir objetos do lado de fora ou de dentro. À primeira vista, um paquímetro Vernier pode parecer complicado, mas a leitura fica muito simples após você isolar os três principais componentes de medição.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Reveja as partes do paquímetro. Note como ele tem garras móveis e duas escalas de medição. Uma das escalas de medição se move com as garras. Use as grandes garras para medir objetos do lado de fora. Elas devem apontar para você enquanto lê o paquímetro. Use as garras menores para medir orifícios e os espaços internos, tais como o interior de um tubo. Estas apontam para longe de você enquanto estiver lendo o paquímetro. Veja cada marca na régua principal como uma unidade de medida, por exemplo, duas marcas para a direita do "0" na régua principal deve ser lido como "2.0". Duas marcas de escala à direita do "10" na régua principal deve ser lido como "12.2". Leia os traços na régua como uma unidade de medida. Coloque um ponto decimal antes desse número ao adicioná-lo à medição da régua principal.

  2. 2

    Calibre o paquímetro através da correspondência do marco zero da régua principal com o mesmo marco da régua Vernier. Feche as garras do paquímetro completamente para ver se as duas marcas de medida inicial estão alinhadas. Se for prático, ajuste a régua Vernier se o zero não coincidir com a medida correspondente da régua principal. Afrouxe o parafuso de fixação, ajuste a régua Vernier para que seu marco de início esteja perfeitamente alinhado com o mesmo marco da régua principal. Em seguida, aperte o parafuso novamente.

  3. 3

    Se a calibração do paquímetro não for viável, registre o erro de medição. Meça a distância entre as marcas zero da régua Vernier e da régua principal. Saiba que você tem um erro positivo se o marco inicial da régua Vernier estiver à frente do marco da régua principal. Subtraia essa diferença da medição final para obter a medida real do objeto. Saiba que você tem um erro negativo se o zero da régua Vernier estiver à esquerda do zero da régua principal. Adicione esta diferença na medição final.

  4. 4

    Coloque as garras em torno do objeto que você estiver medindo. Em seguida, olhe para o lugar de descanso final da régua Vernier. Procure a marca de escala na régua Vernier que se alinha perfeitamente a uma marca na régua principal. Use a marca zero da régua Vernier para determinar quantas marcas na régua principal você vai fatorar.

  5. 5

    Leia os números no paquímetro; comece a partir do maior número inteiro na régua principal à esquerda do marco zero da régua Vernier. Conte o número de marcas em toda a régua principal entre o maior número inteiro e marca inicial do Vernier, e a marca na régua Vernier que se alinha perfeitamente a uma marca na régua. Adicione os números marcados à direita do maior número inteiro da régua principal, e à esquerda do marco zero da régua Vernier. Anote este número, em seguida, coloque um decimal depois. Anote o número da marca de escala do Vernier que se alinha perfeitamente com a marca de escala da régua principal. Coloque este número à direita do número decimal (veja dicas).

Dicas & Advertências

  • Para o Passo cinco, imagine que você acabou de medir um objeto com um paquímetro; ele é um instrumento de milímetro. O marco zero do seu paquímetro situa-se entre a segunda e a terceira marcas na régua principal à direita do marco de 20,0 mm. Você percebe que a marca de número quatro na régua Vernier está perfeitamente alinhada com a marca de 30,0 mm na régua principal. Basta tomar 20,00 mm, adicionar duas marcas de 1 mm e 2 mm, e obtendo uma medição total de 22,00 mm. Uma vez que a marca de número quatro da régua Vernier estiver perfeitamente alinhada a uma do mesmo valor na régua principal, adicione 0,4 milímetros a 22 para obter um total de 22,4 mm.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível