Conhecimento

O que levar em conta ao escrever uma carta de recomendação

Escrito por lynda lampert | Traduzido por andressa v. da nobrega
O que levar em conta ao escrever uma carta de recomendação

Escrever uma carta de recomendação requer conhecimento

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Se alunos ou amigos lhe pedirem para escrever uma carta de recomendação, pode ser que você se pergunte como fazer isso. É difícil saber como elogiar alguém sem fazer com que a pessoa pareça um super-herói. Há certas coisas que comitês e empregadores procuram em cartas de recomendação, que os ajudam a determinar se o candidato é adequado para receber o prêmio ou ocupar uma vaga de emprego. Basta apenas um pouco de conhecimento para escrever uma boa carta.

Outras pessoas estão lendo

Forneça informações específicas

Apenas escrever uma carta de recomendação sobre uma pessoa não basta para convencer alguém que ele deve acreditar no que você tem a dizer. Informações específicas sobre o que você conhecer sobre o candidato e por que ele é uma boa escolha para o cargo é crítico para a recomendação funcionar. Pense em razões específicas pelas quais a pessoa é a mais adequada para o emprego. Diga ao leitor o quanto você conhece bem o candidato e por que ele merece seus elogios.

Qualificações

Tente falar sobre as qualificações específicas do candidato que tenham a ver com a posição ou bolsa de estudo à qual ele está se candidatando. Lembre-se do que você sabe sobre o candidato, escrevendo a carta de maneira a destacar as razões pelas quais essa pessoa específica é qualificada para esse emprego ou prêmio em particular. Ajuda muito se você conhecer bem a pessoa, ao invés de apenas conhecê-la superficialmente. Generalizações sobre as qualidades pessoais geralmente não são muito úteis no processo de recomendação, e devem ser evitadas.

Evite elogios infundados

Cartas de recomendação que vão de um elogio a outro são geralmente consideradas fracas. Com certeza, você deve incluir elogios, mas baseados em razões concretas na visão do leitor. O candidato precisa ter feito algo que o faça merecer o elogio, e isso deve ser claramente documentado na carta de recomendação, para que seja útil para o comitê ou pessoa que tomará a decisão. Elogios gratuitos e infundados são apenas um desperdício de espaço em uma carta de recomendação.

Tome cuidado com o excesso de crítica

Escrever críticas em uma carta de recomendação é algo que não deve ser feito. Vai prejudicar a imagem do candidato e pode diminuir seriamente suas chances de sucesso. Se você não pode escrever uma carta de recomendação positiva e honesta, é melhor dizer "não" à pessoa. Espera-se que o autor de uma carta seja honesto, e críticas e elogios falsos vão apenas machucar o estudante que confiou em você. Será mais profissional e bem melhor para o candidato se você recusar o pedido de escrever a carta de recomendação.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media