Como lidar com o cateterismo vesical

Escrito por amy fogelstrom chai | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A vida pode ser miserável quando a bexiga deixa de funcionar corretamente. Muitas condições podem levar à incontinência ou retenção urinária; lesão da medula espinhal, câncer pélvico e demência grave são algumas das condições que podem resultar na necessidade de cateterismo vesical a longo prazo. O uso crônico de um cateter urinário pode causar efeitos colaterais, tanto físicos quanto psicológicos, mas você pode lidar com isso.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Lidando com um cateter

  1. 1

    Busque uma segunda opinião; é importante consultar um urologista para rever suas opções. Você pode ser um candidato para um procedimento cirúrgico que elimina a necessidade de um cateter. Em alguns casos, é possível se dar bem com um cateterismo intermitente (colocação de um tubo na sua própria bexiga quatro ou cinco vezes por dia para drenar a urina). Enfim, um cateter vesical é uma grande mudança de estilo de vida e você deve considerar as alternativas. Se possível, é melhor evitar o uso do cateter crônico.

  2. 2

    Peça por uma consulta com um educador de enfermagem. Às vezes, os médicos parecem esquecer de que você precisa de ajuda para entender como manter seu cateter vesical. Um educador de enfermagem pode responder às perguntas técnicas sobre os cuidados com a sonda. Anote todas as suas perguntas e respostas em um caderno para referência futura.

  3. 3

    Conheça os riscos; o uso prolongado de cateteres urinários deve ser monitorado por um urologista. De acordo com o Journal of Urology, a irritação e inflamação causada pela sonda aumenta o risco de câncer do trato urinário. Os cateteres também aumentam o risco de infecções graves do trato urinário. Fazer check ups regulares e perguntar ao urologista quando ligar para o consultório irá ajudá-lo a prevenir complicações perigosas.

  4. 4

    Mantenha sua vida sexual ativa. Converse com seu parceiro sobre seus sentimentos: você está se sentindo envergonhado? Não há problema em admitir. De acordo com o Instituto de Reabilitação de Chicago, tanto os homens quanto as mulheres podem ter relações sexuais com uma sonda vesical. Para os homens, o tubo pode ser curvado para trás e dobrado ao lado do pênis; mantenha-o no lugar com um preservativo. Para as mulheres, ele pode ser levantado para o lado e colado com uma fita para retirá-lo do caminho; não dê um nó no tubo. Para ambos os sexos, é possível remover o cateter para praticar a atividade sexual, desde que ele possa ser reposto corretamente depois, porém sempre use um preservativo para um sexo seguro. Manter sua vida sexual pré-cateter irá ajudá-lo a se sentir "normal" e o ajudará a lidar com isso. Se o cateter for para uso temporário após uma cirurgia, pergunte ao médico quando você pode voltar a praticar relações sexuais.

  5. 5

    Seja honesto; um cateter vesical não é algo para fazer alguém se sentir envergonhado. Não pense que tem que esconder o fato de precisar de um aparelho urinário e caso receba perguntas insensíveis, seja simples e franco. Você é o único que define a forma como os outros o veem e reagem a você.

  6. 6

    Seja criativo com a moda. Para as mulheres, uma boa opção são as calças largas com uma bolsa tática de perna e, para os homens, as calças frouxas. Tente escolher roupas que não puxarão o tubo e mantenha o saco firmemente no lugar com cintas elásticas. Ao saber que está com uma boa aparência, você se sente mais confiante. Não deixe que seu cateter urinário fique no caminho da sua personalidade vencedora e espírito confiante.

Dicas & Advertências

  • Esvazie o saco urinário antes de sair de casa para mantê-lo murcho.
  • Carregue toalhas individualmente envoltas com álcool no bolso ou na bolsa quando for sair.
  • Tenha especial cuidado para lavar as mãos com frequência.
  • Guarde o número do seu médico no caso de se deparar com um problema quando estiver longe de casa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível