Mais
×

Como lidar com homens que a humilham

Atualizado em 17 abril, 2017

Todo mundo ocasionalmente faz um comentário que magoa os sentimentos de alguém ou que pode ser interpretado como uma humilhação. Isso faz parte da vivência e da comunicação. As humilhações podem ser sutis ("Eu gosto de uma mulher que não é muito inteligente") ou diretas ("Aquele vestido deixa você gorda"). No entanto, elas são ditas e quando um homem deliberadamente usa essas humilhações com frequência, ele está se comportando de uma maneira que é emocionalmente abusiva. Ele está usando essas palavras para acabar com a sua autoestima e dar poder e controle a ele no relacionamento. Se um homem com quem você está envolvida, um colega de trabalho ou um membro da família começar a humilhá-la regularmente, acabe com isso já.

Instruções

Os homens às vezes deliberadamente usam humilhações para acabar com a sua autoestima (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Confronte o homem se ele começar a usar comentários humilhantes às suas custas. Se você estiver entre amigos, puxe-o de lado para falar privadamente, mas diga que você não vai tolerar abuso emocional e que um padrão de comentários destinados a fazê-la sentir-se inferior se constituem em abuso emocional.

  2. Defina o comportamento problema. O Dr. Phil popularizou a declaração de que você ensina aos outros como o tratar. Ensine a esse homem como quer ser tratada dizendo a ele exatamente com quais comentários você está tendo problemas e por quê. ("Eu não gosto quando você faz piadas sobre eu estar acima do peso. Parece que você está deliberadamente tentando me magoar.")

  3. Estabeleça quais consequências ocorrerão se ele começar a humilhar você novamente. A consequência mais lógica em um encontro é acabá-lo se ele começar de novo, além de acabar com todo e qualquer contato futuro com o indivíduo. Se o homem que a humilha for um colega de trabalho, diga que se o comportamento continuar, você irá falar com o chefe dele ou com o departamento de recursos humanos.

  4. Siga com as consequências que declarou. Por exemplo, se você estiver em um encontro e o homem continuar humilhando-a, vá embora. Chame um táxi ou telefone para uma amiga para pegar uma carona de volta para casa. Se você falhar em seguir com suas declarações, você parecerá fraca e dará ainda mais poder a ele dentro do relacionamento.

  5. Evite-o no futuro. A vida é muito curta para gastá-la com alguém que habitualmente ataca verbalmente outras pessoas para se sentir melhor. Gaste sua energia procurando por homens que sejam carinhosos e respeitosos em vez de tentar consertar homens que não o são.

Dicas

  • Quando for a um encontro, sempre garanta que tenha uma maneira de ir para casa sozinha, se o homem se revelar um idiota ou se algo der errado.
  • Quando for confrontado sobre suas humilhações, um homem pode dizer que você é muito sensível e que ele estava apenas brincando. Diga a ele que brincadeiras às suas custas não são legais.
  • Se ele for um colega de trabalho, documente cada caso de comportamento de insultos e entregue para o departamento de recursos humanos.

Aviso

  • As humilhações emocionais repetitivas e outras formas de abuso emocional às vezes são precursoras de abuso físico.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article