×
Loading ...

Como lidar com uma sogra intrometida que mora ao lado

Atualizado em 17 abril, 2017

"Acabei de voltar de uma viagem agradável: levei a minha sogra ao aeroporto", essa é uma das piadas do comediante americano Henny Youngman. Lidar com uma sogra intrometida é complicado, pois requer diplomacia e muito jogo de cintura. Quando a sua sogra mora ao lado da sua casa, contudo, impor a sua própria autoridade e se sentir no comando pode se tornar uma batalha constante. Sem o aeroporto como uma opção, é importante aprender estratégias de sobrevivência pacíficas e maduras, as quais podem transformar uma situação ruim em positiva.

Instruções

Lidar com uma sogra autoritária requer tato e paciência (Getty Images)
  1. Converse com seu cônjuge. Talvez a sua sogra mandona seja uma causa constante de discussões, ou talvez você evite o assunto. Uma conversa calma e honesta é importante. Arrume um tempo para que você e seu cônjuge possam ficar sozinhos e não serem interrompidos. Desabafe sobre as suas preocupações com a sua sogra, converse de forma objetiva e evite a raiva, o sarcasmo e a censura. Não peça para que o seu parceiro escolha do lado de quem ficar, diga as suas preocupações e peça apoio e compreensão.

    Loading...
  2. Fale a aja assertivamente quando necessário. Há uma diferença entre iniciar discussões e defender os direitos da sua família em momentos adequados. Se a sua sogra critica a forma como você equilibra o trabalho e as tarefas domésticas, por exemplo, não fique calado apenas para evitar conflitos. Em vez disso, seja educado e firme, dizendo alguma coisa como "sinto muito por você se sentir assim, mas eu preciso pedir para você respeitar as minhas decisões".

  3. Controle os horários. Se a sua sogra está sempre fazendo visitas em momentos inesperados, agende a duração delas, ou determine certos horários em que a sua família não aceitará visitas. Converse diplomaticamente sobre isso com o seu cônjuge e a sua sogra; não foque no comportamento dela, em vez disso, fale sobre a necessidade de espaço pessoal para a sua família. Estenda a mesma cortesia a ela, prometendo que não a visitará em horários que ela especificar.

  4. Crie regras. Quando a avó visita de vez em quando, ela até pode mimar um pouco os netos, mas quando a sogra é uma presença constante, a sua relação com os próprios filhos pode ficar tensa. Explique às crianças que eles precisam respeitar as suas regras como pai delas. Se a sua sogra interfere com o horário do dever de casa, por exemplo, explique que elas precisam passar certa quantidade de tempo na escola, antes da visita.

    Se o seu cônjuge tende a escutar aos conselhos da mãe antes dos seus, o que causa um conflito na casa a respeito dos problemas pessoais, crie uma regra dizendo que vocês precisam discutir essas questões em esfera privativa, antes de procurar por conselhos em outros lugares.

  5. Arrume um tempo para socializar com a sua sogra. Se você interage com ela apenas durante os conflitos ou quando outras pessoas estão em volta, vocês nunca terão uma chance de se relacionar de maneira casual e amigável. Sair para tomar um café ou assistir um filme juntos pode ajudar a fazer com que se conheçam em nível pessoal, em vez de através dos seus papéis regulares como membros de uma família.

Loading...

Aviso

  • As crianças podem ficar estressadas e infelizes ao se encontrarem no meio de um conflito entre dois adultos que elas amam; evite a raiva e o rancor, e não use os filhos como instrumentos de poder durante as discussões. Tente permanecer firme e assertivo, mas também argumente com calma e educação.

Referências

Loading ...
Loading ...