×
Loading ...

Como limpar um derramamento do ácido da bateria com bicarbonato de sódio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muitas baterias utilizadas em veículos contêm ácido sulfúrico para gerar carga. Algumas delas usam o ácido em uma solução com água que necessita de recarga quando o líquido fica baixo. Ao fazer isso, muitas vezes o líquido transborda, o que leva a derramamentos do ácido da bateria. Ele é um líquido altamente corrosivo e perigoso para quase todas as superfícies, especialmente a pele. Por o bicarbonato de sódio ser uma substância alcalina, ela consegue neutralizar o ácido da bateria.

Instruções

As baterias dos veículos precisam de manutenções regulares (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Misture o bicarbonato de sódio com água. Você pode fazer uma pasta ou um líquido, utilizando quantidades iguais dessas substâncias. Os líquidos são despejados mais fáceis do que as pastas e quando se trata de derramamentos do acido da bateria, a velocidade é importante para limitar o dano.

    Loading...
  2. Coloque a solução de bicarbonato de sódio, ferramentas e panos perto de onde você estiver trabalhando, de modo que você possa alcançá-los rapidamente e espalhar a mistura sobre qualquer área onde o ácido da bateria pode ter sido derramado.

  3. Coloque a mistura sobre o derramamento ou espalhe a pasta com uma espátula, deixando o produto neutralizar a área. Se a sua pele entrar em contato com o ácido, coloque a solução sobre a sua pele ou lugar. O bicarbonato de sódio começará a neutralizar o ácido, portanto, quanto mais rápido você aplicá-lo, menos dano será causado.

  4. Lave a área. Enxague a sua pele por 15 minutos e procure por assistência médica se observar que a sua pele está vermelha ou com bolhas. Após a área secar, limpe qualquer excesso de bicarbonato de sódio com um pano úmido.

Loading...

Dicas

  • Utilize óculos de proteção quando estiver trabalhando com a bateria. De acordo com a Universidade de Wisconsin, 2300 pessoas sofrem lesões anualmente ao trabalhar com baterias e 50% delas ocorrem nos olhos e rosto.

O que você precisa

  • Bicarbonato de sódio
  • Água
  • Pano
  • Faca ou espátula de plástico

Referências

Loading ...
Loading ...