×
Loading ...

Como limpar drusas de quartzo

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma drusa é uma pedra preciosa com uma superfície coberta por milhares de pequenos cristais. A drusa de quartzo é o tipo mais comum, e seus tons terrosos e pastéis são altamente cobiçados. A drusa de quartzo é mais durável que outras drusas porque o quartzo é uma substância muito resistente. Ele pode ser limpo com ferramentas mecânicas ou produtos químicos fortes. As substâncias mais comuns removidas do quartzo são revestimentos de minerais brancos e manchas de ferro. Deve-se ter um cuidado especial ao se limpar drusas de quartzo para prevenir que seus pequenos cristais se quebrem.

Instruções

Gema (améthyste image by gagou from Fotolia.com)
  1. Limpe os pequenos cristais na superfície da drusa com detergente inodoro, água e uma escova macia. Caso encontre manchas ou revestimento em qualquer parte do quartzo, siga os passos abaixo para limpar a pedra.

    Loading...
  2. Use uma pistola de limpeza pontual, que limpa com um spray de água em alta pressão, para limpar a superfície do quartzo. Caso a superfície não esteja limpa, use outra técnica mecânica de limpeza listada nos passos 3 e 4.

  3. Use uma ferramenta abrasiva, que sopra uma quantidade de ar em alta pressão com materiais abrasivos que agem como um pó limpante. Para o quartzo, pequenas contas de vidro são o melhor material abrasivo porque são mais macias que o quartzo. Não use vidro quebrado ou areia, pois isso pode danificar a pedra. Use 36 kg de pressão para começar.

  4. Use uma escriba de ar, que é um martelo pequeno de mão que usa ar para limpar. Essa ferramenta é do tamanho que uma caneta grossa.

  5. Remova as manchas de ferro do quartzo com produtos químicos, caso não tenha acesso a ferramentas mecânicas. As manchas de ferro são causadas pelos minerais hematita e goethita, e podem ser removidas com uma solução de hidrossulfito de sódio, ácido oxálico ou ácido hidroclorídrico.

Loading...

Dicas

  • Caso a sua drusa de quartzo faça parte de uma joia, limpe-a de acordo com o passo 1. Caso seja uma pedra em forma natural, siga os passos seguintes para limpar o restante da pedra.
  • Drusas de quartzo podem ser usadas em pingentes e brincos, mas não em anéis ou pulseiras pelo risco de se quebrar os pequenos cristais.

Aviso

  • Tente usar a solução de hidrossulfito de sódio antes de tentar outros ácidos. O ácido oxálico e o ácido hidroclorídrico são corrosivos e venenosos. Pesquise a maneira certa de jogá-los fora, assim como os procedimentos de segurança para usá-los evitando inalá-los, ou que entrem em contato com os olhos e a pele.

O que você precisa

  • Escova macia
  • Detergente
  • Pistola de limpeza pontual
  • Ferramenta de ar abrasivo
  • Escriba de ar
  • Hidrosulfito de sódio, ácido oxálico ou ácido hidroclorídrico

Referências

Loading ...
Loading ...