×
Loading ...

Como limpar eflorescência em azulejos

A eflorescência da argamassa é a névoa esbranquiçada nos azulejos após a instalação. Geralmente, não sai com a limpeza inicial dos azulejos imediatamente após a instalação. A eflorescência ocorre quando os sais na argamassa filtram através da superfície do azulejo. Apesar dela poder ser retirada dos azulejos, você deve aguardar pelo menos 3 dias após a instalação antes de aplicar a água e pelo menos 10 dias antes da aplicação de quaisquer produtos que contenham ácido. Isso dará à argamassa tempo suficiente para a cura. Você pode efetivamente retirar a eflorescência usando os métodos e os produtos adequados.

Instruções

A eflorescência da argamassa ocorre quando os sais na argamassa filtram através da superfície do azulejo (Chad Baker/Jason Reed/Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Use vinagre branco destilado para a remoção se a mancha for suave. Aplique vinagre não diluído no azulejo com um pano e limpe a eflorescência do azulejo. Prossiga limpando com água e sabão e secando cuidadosamente com uma toalha limpa.

    Loading...
  2. Misture 225 g de cristais de ácido sulfâmico em um balde com quatro litros de água quente para limpar a eflorescência mais resistente. O ácido sulfâmico é um produto que está prontamente disponível na maioria lojas de materiais de construção.

  3. Use uma esponja limpa para encharcar a área afetada com água pura. Deixe-a permanecer no azulejo por cerca de uma hora.

  4. Use as toalhas secas para absorver a água do azulejo. Derrame a solução de ácido no azulejo para formar as poças nas junções.

  5. Esfregue o azulejo com uma escova de náilon dura. Deixe a solução de ácido permanecer sobre a superfície durante cerca de 5 minutos, depois esfregue o azulejo novamente.

  6. Limpe a solução de ácido com panos mergulhados em água limpa. Seque o azulejo cuidadosamente com uma toalha limpa.

  7. Aplique um produto de limpeza específico para o tipo de azulejo que você estiver trabalhando. Siga as instruções específicas do fabricante para a aplicação.

  8. Substitua o ácido sulfâmico por ácido fosfórico se a eflorescência da argamassa estiver realmente forte. O ácido fosfórico é um produto químico mais forte do que o ácido sulfâmico e será eficaz na remoção dos casos mais problemáticos de eflorescência. Misture uma parte de ácido fosfórico em um balde com cinco partes de água. Aplique e limpe a solução do mesmo modo usado com o ácido sulfâmico. Prossiga com a limpeza com um limpador apropriado para o azulejo específico com que você estiver trabalhando.

Loading...

Aviso

  • Use luvas de borracha, óculos de proteção, calças e mangas compridas ao trabalhar com produtos que contêm ácido. Estes produtos químicos podem causar sérios danos para o seu corpo.
  • Nunca aplique ácido no azulejo sem molhá-lo primeiro. O azulejo pode sofrer queimaduras do ácido se não estiver molhado antes de aplicar.
  • Teste o produto que você estiver usando em uma área pequena e discreta do azulejo antes de aplicá-lo por toda parte. Procure por qualquer descoloração ou dano que o produto possa causar.

O que você precisa

  • Vinagre branco destilado
  • Panos
  • Detergente
  • Água
  • Ácido sulfâmico de 225 g
  • Balde
  • Esponja
  • Escova de náilon dura
  • Limpador de azulejo
  • Ácido fosfórico

Referências

Loading ...
Loading ...