Como limpar estofados de linho

Escrito por lisa parris | Traduzido por rayssa amorim
Como limpar estofados de linho
O linho é valorizado por sua versatilidade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O linho é um termo genérico usado para descrever diversos tecidos têxteis. Tecnicamente, o tecido verdadeiro é feito de fibras de linho. Barato e leve, o linho é usado para criar roupas de cama, banho, toalhas de mesa, roupas e estofados. Assim como outras fibras naturais, ele é macio ao toque e contribui no conforto dos móveis. Os estofados de linho precisam de limpezas regulares para manter a beleza.

Instruções

  1. 1

    Remova o estofado dos sofás, poltronas e cadeiras. Leve-os para fora de casa e sacuda-os para remover poeira e detritos. Em seguida, escove-os com uma escova de cerdas macias para soltar a sujeira.

  2. 2

    Coloque um pouco de bicarbonato de sódio sobre o estofado. Espere de 10 a 15 minutos, dando tempo para o bicarbonato absorver os odores do tecido.

  3. 3

    Coloque o bocal de escova do aspirador. Passe-o, gentilmente, em ambos os lados do estofado, para remover o bicarbonato. Passe o aspirador também no móvel, começando de cima para baixo.

  4. 4

    Verifique a etiqueta do estofado para ler as informações sobre limpeza. Essa etiqueta está, geralmente, perto do meio ou na borda do tecido. O A significa que o tecido pode ser lavado, o S significa que ele precisa de solvente e o AS informa que ele pode ser limpo com os dois. Se a etiqueta está marcada com um X, o tecido deve passar por uma lavagem a seco.

  5. 5

    Use sabão líquido neutro para os estofados com etiquetas A. Misture uma colher de chá de sabão com uma xícara de água gelada. Nunca use água morna para limpar o linho porque as fibras poderão encolher. Use um pano macio para limpar a solução do tecido, gentilmente esfregando as manchas. Use uma esponja com água gelada para lavar.

  6. 6

    Limpe apenas as manchas dos estofados marcados com S. Umedeça um pano com um solvente para limpeza a seco e pressione-o, gentilmente, contra o tecido. Comece dos cantos da mancha até o centro dela, apertando-a para que o solvente penetre.

  7. 7

    Pressione uma toalha limpa contra o tecido úmido após a limpeza. Ela absorverá o excesso de umidade e acelerará o processo de secagem.

Dicas & Advertências

  • Para remover manchas naturalmente, use suco de limão ou vinagre branco.
  • Sempre teste o solvente em uma área escondida para garantir que ele não danificará o tecido.

O que você precisa?

  • Escova de cerdas macias
  • Bicarbonato de sódio
  • Aspirador com escova
  • 1 colher de chá de sabão líquido
  • Esponja
  • Solvente para a limpeza a seco

Lista completaMinimizar