on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como limpar estofados de linho

Atualizado em 21 novembro, 2016

O linho é um termo genérico usado para descrever diversos tecidos têxteis. Tecnicamente, o tecido verdadeiro é feito de fibras de linho. Barato e leve, o linho é usado para criar roupas de cama, banho, toalhas de mesa, roupas e estofados. Assim como outras fibras naturais, ele é macio ao toque e contribui no conforto dos móveis. Os estofados de linho precisam de limpezas regulares para manter a beleza.

Instruções

O linho é valorizado por sua versatilidade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Remova o estofado dos sofás, poltronas e cadeiras. Leve-os para fora de casa e sacuda-os para remover poeira e detritos. Em seguida, escove-os com uma escova de cerdas macias para soltar a sujeira.

    Loading...
  2. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio sobre o estofado. Espere de 10 a 15 minutos, dando tempo para o bicarbonato absorver os odores do tecido.

  3. Coloque o bocal de escova do aspirador. Passe-o, gentilmente, em ambos os lados do estofado, para remover o bicarbonato. Passe o aspirador também no móvel, começando de cima para baixo.

  4. Verifique a etiqueta do estofado para ler as informações sobre limpeza. Essa etiqueta está, geralmente, perto do meio ou na borda do tecido. O A significa que o tecido pode ser lavado, o S significa que ele precisa de solvente e o AS informa que ele pode ser limpo com os dois. Se a etiqueta está marcada com um X, o tecido deve passar por uma lavagem a seco.

  5. Use sabão líquido neutro para os estofados com etiquetas A. Misture uma colher de chá de sabão com uma xícara de água gelada. Nunca use água morna para limpar o linho porque as fibras poderão encolher. Use um pano macio para limpar a solução do tecido, gentilmente esfregando as manchas. Use uma esponja com água gelada para lavar.

  6. Limpe apenas as manchas dos estofados marcados com S. Umedeça um pano com um solvente para limpeza a seco e pressione-o, gentilmente, contra o tecido. Comece dos cantos da mancha até o centro dela, apertando-a para que o solvente penetre.

  7. Pressione uma toalha limpa contra o tecido úmido após a limpeza. Ela absorverá o excesso de umidade e acelerará o processo de secagem.

Loading...

Dicas

  • Para remover manchas naturalmente, use suco de limão ou vinagre branco.
  • Sempre teste o solvente em uma área escondida para garantir que ele não danificará o tecido.

O que você precisa

  • Escova de cerdas macias
  • Bicarbonato de sódio
  • Aspirador com escova
  • 1 colher de chá de sabão líquido
  • Esponja
  • Solvente para a limpeza a seco

Referências

Loading ...
Loading ...