Mais
×

Como limpar as glândulas anais de um cão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As glândulas anais não têm nenhum propósito real em cães e estão localizadas sob a pele dentro da abertura anal. As secreções que se acumulam são muito desagradáveis e podem causar problemas de infecção nos cães. Veja aqui como limpar as glândulas anais de um cão.

Instruções

Cuide da saúde de seu cão (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)
  1. Sempre observe as glândulas anais durante o banho de seu cão. As glândulas ou sacos anais estão localizados no interior do músculo esfíncter, nas posições de cinco e sete horas do relógio, dentro da abertura anal, e possuem aproximadamente o tamanho de um grão de feijão. No entanto, ao sofrerem impactos, enchem e podem aumentar até ficarem do tamanho de uma uva.

  2. Use luvas de látex, molhando-as ou fazendo o trabalho dentro da água. Coloque o dedo indicador delicadamente dentro da abertura anal do cão. Isso será desconfortável a ele, e por isso, é importante fazê-lo devagar e com cuidado.

  3. Use o polegar da mesma mão e coloque-o na parte externa a um ângulo de sete horas e você deverá sentir a glândula anal entre os seus dedos.

  4. Aperte suavemente a glândula entre os dedos e a secreção acumulada será expulsa para fora. Você sentirá a glândula anal diminuir de tamanho enquanto a aperta com suavidade.

  5. Mova os dedos a um ângulo de cinco horas e pressione suavemente da mesma maneira.

  6. Repita o procedimento com frequência, sempre na hora do banho, para manter as glândulas anais de seu cão em boa forma.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article