Mais
×

Como se livrar de uma queimadura de fricção

Atualizado em 17 abril, 2017

As queimaduras de fricção são causadas quando a pele entra em atrito com superfícies abrasivas e podem deixar você com uma ferida doída, vermelha e muitas vezes que coça. As crianças pequenas que estão começando a andar e sempre caem geralmente acabam com esses machucados. Não tratar a queimadura, ou tratá-la incorretamente, pode resultar em uma infecção. Para eliminá-la, é necessário tratá-la como uma queimadura de primeiro grau.

Instruções

A queimadura de fricção é comum em crianças, porque elas caem com frequência (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Limpe e deixe a ferida sob água corrente fria por cerca de 15 minutos. A água fria reduz e previne o inchaço que pode ocorrer quando os vasos sanguíneos se dilatam. Evite passar gelo, pois isso pode piorar a situação. Seque a ferida com uma toalha macia e limpa.

  2. Aplique uma camada de pomada antibiótica na ferida para ajudar na cicatrização. O gel de babosa, que possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, é outro bom produto para se aplicar em caso de não possuir uma pomada.

  3. Coloque um curativo que não fique apertado ou uma gaze na ferida para protegê-la. Ao cobri-la, você a estará protegendo de outros tecidos que entrariam em contato com a pele, podendo piorar a situação.

  4. Tome um analgésico sem prescrição se a dor for intolerável. Dentro de três a seis dias, a sua queimadura terá desaparecido.

Dicas

  • Consulte um médico caso a queimadura seja profunda e severa. Um tratamento profissional pode ser necessário.

O que você precisa

  • Toalha
  • Pomada antibiótica ou babosa em gel
  • Curativo ou gaze
  • Analgésico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article