Como se livrar de ratos em um apartamento

Escrito por leslie rose | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como se livrar de ratos em um apartamento
Aprenda a eliminar os ratos da sua casa (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Os ratos são um problema particularmente comum em prédios antigos, pois eles muitas vezes encontram um acesso fácil ao edifício. Se você tem ratos em seu apartamento, a culpa pode não ser sua — poderia ser o seu vizinho ou apenas a condição do prédio. Ainda assim, isso não significa que você tenha que aceitar esses roedores importunos. Você pode reagir.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Ratoeiras
  • Lã de aço
  • Recipientes plásticos

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Compre ratoeiras em qualquer loja de ferragens, supermercado, farmácia ou grandes lojas.

  2. 2

    Arme as armadilhas onde quer que você já tenha visto os roedores e em qualquer parte do apartamento que seja o lugar mais lógico para os ratos se esconderem. Os que forem saudáveis evitarão as áreas abertas onde as pessoas possam vê-los. Eles correrão de um cômodo para outro ao longo das paredes, portas, nos cantos, debaixo dos móveis e em espaços quentes e/ou escuros. Esteja à procura de uma aglomeração de fezes de rato. Elas serão suaves, pequenas e pretas e em forma de grãos de arroz em miniatura ou pequenos charutos. Onde quer que você encontre os excrementos, coloque uma ratoeira.

  3. 3

    Coloque lã de aço nos buracos da parede com mais de meio centímetro. Inspecione o seu apartamento com atenção em busca de pontos de entrada em suas paredes. Olhe sob as pias e perto de radiadores, nos armários e ventiladores. Preste muita atenção às áreas onde as tubulações entram no seu apartamento. Muitas vezes, os buracos abertos na parede não são firmes, deixando um amplo espaço para os ratos entrarem e saírem sem serem detectados. Verifique todos os rodapés da casa à procura de buracos que os ratos possam ter mastigado.

  4. 4

    Limpe todo o seu apartamento e mantenha-o sempre limpo. Varra debaixo de mesas e na cozinha com frequência.

  5. 5

    Fale com seus vizinhos para saber se eles também estão tendo o mesmo problema. Pode ser possível determinar, com base em quem está com problemas e que não está, quais as paredes e as áreas do seu apartamento você deve concentrar a sua atenção.

  6. 6

    Coloque uma toalha debaixo da sua porta da frente para bloquear qualquer ponto de entrada pelo corredor.

  7. 7

    Fale com o seu senhorio para agendar uma visita da empresa de controle de pragas. Algumas empresas de gestão podem ser receptivas e outras podem não ser. Seja educado, mas persistente.

  8. 8

    Coloque alimento contido em sacos plásticos ou caixas de papelão em recipientes plásticos rígidos, como Tupperware. Não deixe frutas à vista sobre o balcão. Coloque qualquer coisa remotamente comestível (incluindo sacos de chá, sementes e grãos crus) em um recipiente rígido. Até a comida que você mantém no armário ou na despensa deve ser colocada em um recipiente que possa ser selado. Tenha em mente que nada é seguro para ser deixado de fora.

  9. 9

    Elimine quaisquer pilhas de papéis espalhadas pelo apartamento.

  10. 10

    Verifique as armadilhas com regularidade. As ratoeiras com mola precisam ser inspecionadas uma vez por dia ou a cada dois dias. Aquelas de cola podem ser verificadas com menos frequência. No caso dessas últimas, o rato não morrerá imediatamente. Eles geralmente são capturados à noite, quando as luzes estão apagadas, pois são animais noturnos que evitam as pessoas. Se um rato for capturado em uma armadilha de cola, você provavelmente acordará no meio da noite devido ao guincho do roedor.

Dicas & Advertências

  • A armadilha mais comum é a ratoeira com mola. É colocada uma isca sobre uma plataforma no centro da armadilha, a barra é armada e a ratoeira é cuidadosamente colocada sobre o chão. A isca tradicional é um queijo com odor forte, mas normalmente a manteiga de amendoim funciona melhor. Quando o rato pisa sobre a ratoeira, a barra é instantaneamente liberada, quebrando o pescoço do animal. Essas armadilhas realmente funcionam, mas podem ser problemáticas. Alguns ratos podem ser inteligentes ou pequenos o suficiente para obter a isca sem soltar a barra. Outras vezes, ela acerta o rato, mas não consegue quebrar o seu pescoço. Em vez disso, o rato é capturado pela cauda ou perna, e, nesse caso, começa a se debater em pânico em torno do seu apartamento com uma ratoeira presa ao corpo.
  • As armadilhas de cola também são comuns e podem ser de dois tipos. A primeira é normalmente fornecida por especialistas em controle de pragas. Parece uma grande folha de papel branco, com uma película fina de um lado. A segunda é mais frequentemente encontrada nas lojas e é geralmente melhor para a captura de ratos. Parece uma banheira de plástico preta cheia de cola. Esse é um tipo de armadilha relativamente fiável.
  • Se você pegar um rato em uma armadilha de cola, você pode tentar libertá-lo. Haverá instruções na armadilha de cola para fazer isso. A maioria das pessoas tenta se desfazer dos ratos matando-os, para que eles não possam esgueirar-se de volta em casa. Se assim desejar, mantenha um balde de água disponível. Quando capturar um rato, pegue-o, ainda na armadilha, com uma toalha ou um pano (para evitar mordidas). Em seguida, solte — pano, toalha e tudo mais — no balde.
  • As empresas de controle de pragas não podem fazer muito, por isso não conte tanto com a ajuda deles.
  • Previna-se de atrair ratos mantendo sua comida trancada em recipientes, enchendo buracos em suas paredes com lã de aço e mantendo um apartamento limpo. É muito melhor prevenir do que remediar.
  • O uso de veneno não foi discutido nesse artigo, pois ele é perigoso para as pessoas e animais de estimação. Além disso, os ratos que ingerem veneno podem facilmente morrer dentro das suas paredes, deixando um odor forte por dias, na medida em que se decompõem. No entanto, se você fizer uso de veneno, nunca o deixe em algum lugar onde as crianças ou animais de estimação possam encontrá-lo. Siga as instruções dadas com cuidado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível