Mais
×

Como manter longe o opilião

Atualizado em 20 julho, 2017

O opilião, também conhecida como aranha-alho, nome comum para os primos das aranhas da ordem Opiliones, pertencem à classe dos aracnídeos. Assemelham-se a verdadeiras aranhas, mas têm apenas dois olhos, abdômen oval segmentado e pernas excepcionalmente longas e finas. Esses aracnídeos geralmente vivem juntas como um grupo; são onívoros e benéficos para o meio ambiente, alimentando-se de pequenos insetos nocivos. O opilião também come matéria orgânica e sulcos vegetais. Se sua casa é altamente infestada desses animais ou se eles realmente te incomodam, existem algumas coisas que você pode fazer para mantê-los longe.

Instruções

Realizar limpezas periódicas é um bom começo para evitar insetos e aracnídeos indesejadas (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Bloqueie os pontos de entrada. É impossível selar completamente a sua casa, pois sempre haverá fendas pelas quais os aracnídeos poderão rastejar e adentrar no ambiente, mas você pode reduzir as chances de eles entrarem na casa calafetando rachaduras em sua parede, na fundação e em esquadrias soltas.

  2. Use um aspirador em pó para sugar todas os opiliões e suas teias. Para encontrá-los, examine os cantos das paredes, as partes inferiores dos móveis, os pisos debaixo de aparelhos, as fendas ao longo dos rodapés, os armários e em torno das janelas e cortinas.

  3. Remova todo o pó do interior da casa, constantemente, para eliminar os insetos mortos, partes de insetos e outras matérias orgânicas. Eles atraem os opiliões, pois servem de alimento para eles. Essa espécie de aracnídeos também come outros tipos de aranhas; por isso, se livre de todas elas. Manter a sua casa sempre limpa irá eliminar o acúmulo de insetos.

  4. Repare vazamentos de tubulações e torneiras, tanto em espaços internos quanto externos. Assim como outros insetos e aracnídeos, os opiliões preferem ambientes úmidos. Mantenha as calhas longe da parede exterior e a área da fundação o mais seca possível para limitar as fontes de água.

  5. Polvilhe, em linha, pó de ácido bórico em portas, em torno da peitoris, ao longo dos rodapés e embaixo de aparelhos onde os aracnídeos se escondem. O ácido bórico é uma alternativa mais segura ao insecticida residual, uma vez que não prejudica o ser humano e os animais de estimação. Ele é uma substância comum em produtos de limpeza doméstica e é embalado individualmente em caixas que podem ser encontradas em lojas que vendem detergente.

  6. Coloque armadilhas onde você frequentemente vê os opiliões. Elas contêm iscas que atraem os aracnídeos para entrar, e uma cola dentro do instrumento os mantêm presos. Essas armadilhas são vendidas em farmácias locais.

Dicas

  • Os opiliões têm pequenas bocas, mas não mordem os seres humanos; suas presas são fracas demais para perfurar a pele humana. Concentre-se em eliminar os insetos mais prejudiciais em sua casa e os aracnídeos acabarão indo embora.

O que você precisa

  • Selante
  • Aspirador de pó
  • Espanador
  • Ácido bórico (Borax)
  • Armadilhas de aranhas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article