Como fazer login em um site usando um código VBA no Excel

Escrito por darrin koltow | Traduzido por vinícius albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer login em um site usando um código VBA no Excel
Você pode fazer coisas incríveis no Excel (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A linguagem de programação do Excel, Visual Basic for Applications (VBA), permite que programadores do Microsoft Office ampliem as capacidades originais do Excel. Um exemplo disso é um programa VBA que pode inserir informações de conta em uma página web e enviar esta informação. Este modelo é uma hierarquia de objetos virtuais que abrangem as características programáveis do Excel. Enviar um nome de usuário e senha para um site com VBA poupa o usuário da inconveniência de inserir sua informação manualmente.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Abra o Excel e exiba a janela de código VBA pressionando Alt + F11.

  2. 2

    Clique duas vezes no item que está exibindo "Esta pasta de trabalho" no painel de navegação, à esquerda da tela. Isto abrirá uma janela para inserir códigos na pasta de trabalho atual.

  3. 3

    Digite ou cole o programa abaixo na janela que aparecer. Este programa chama a declaração VBA "AppActivate" para dirigir a entrada do aplicativo atual (Excel) para seu navegador. A declaração "SendKeys" envia o que for digitado, informações de conta e senha, para o navegador ativado. O texto "{TAB}" e "~" representam as teclas "Tab" e "Enter". A declaração "Application" diz ao Excel para pausar rapidamente a fim de conceder tempo ao Windows e ao navegador para processar o que foi digitado e enviá-lo.

    Public Sub sendPassword() AppActivate "NOME_DO_NAVEGADOR", True SendKeys "SEU_NOME_DE_USUARIO", True Application.Wait 1000 SendKeys "{TAB}", True SendKeys "SUA_SENHA", True Application.Wait 1000 SendKeys "~", True End Sub

  4. 4

    Substitua o texto "NOME_DO_NAVEGADOR" pelo nome do navegador (por exemplo: "Firefox", "Internet Explorer" ou "Google Chrome") que você irá usar para acessar a conta da página web. Substitua o texto "SEU_NOME_DE_USUARIO" e "SUA_SENHA" com as informações de acesso à conta que a página exige.

  5. 5

    Abra a página web que você deseja que o código acesse.

  6. 6

    Clique em uma das declarações da sub-rotina "SendPassword", e depois pressione "F5" para rodar a sub-rotina. O Windows irá restaurar o foco para o navegador que seu programa ativou. Seu programa digitará e enviará informações de acesso à conta que você inseriu no código.

  7. 7

    Cole a seguinte revisão no primeiro programa abaixo do programa que já está na janela de desenvolvimento VBA. Esta versão de "sendPassword" não irá inserir informações de conta do seu código, mas de valores em uma planilha da pasta de trabalho atual. A principal vantagem disto é a conveniência de alterar a informação de login. Dados armazenados na planilha são mais convenientes de alterar do que programar códigos.

    Public Sub sendPasswordStoredInWorksheet() Dim login, pword, app app = ActiveSheet.Cells(1, 1).Value login = ActiveSheet.Cells(2, 1).Value pword = ActiveSheet.Cells(3, 1).Value AppActivate app, True SendKeys login, True Application.Wait 1000 SendKeys "{TAB}", True SendKeys pword, True Application.Wait 1000 SendKeys "~", True

    End Sub

  8. 8

    Digite o nome do navegador e a informação de login que estava no código da primeira versão do programa nas três células superiores da primeira planilha da pasta de trabalho do Excel.

  9. 9

    No navegador, termine a sessão da conta do site que seu primeiro programa acessou e retorne à página de login do site. Rode a nova versão do programa, utilizando as instruções do passo 6. A sessão desta conta será iniciada, assim como no passo 6.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível