O que é a madeira OSB?

Escrito por anne hirsh | Traduzido por bruno charamba
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a madeira OSB?
O OSB vem de madeiras finas e mais jovens, em vez das mais velhas (tall trees image by Marius Lazin from Fotolia.com)

O aglomerado de madeira de fibras longas e orientadas (OSB) é nomeado pela sua composição ser de fibras de madeira que são postas na mesma direção em cada camada, para dar um acabamento suave. As camadas alternadas de madeira são orientadas perpendicularmente, para dar mais resistência e durabilidade. O OSB e é muitas vezes aplicado em locais onde possam também ser usado o compensado.

Outras pessoas estão lendo

Características

As fibras da madeiras que fazem o OSB vêm de árvores menores e de rápido crescimento, em vez das maiores, sendo elas processadas ​​com uma resina que as une. As placas de OSB são facilmente identificadas por sua aparência, a qual parecem ser "um bando de lascas de madeira coladas", aponta Paul Fisette, da Universidade de Massachusetts. Sendo uma melhoria tecnológica sobre outras partículas de madeira comprimida e placas da década de 1960, a OSB foi criada pela primeira vez em 1991, em New Hampshire, EUA.

Uso

Em adição à sua utilização na construção civil como uma alternativa para folhas padrão de compensado e da base do piso, o OSB pode ser feito em painéis de grandes dimensões para aplicações especiais, uma vez que ele não é limitado pelo tamanho das árvores, como outros tipos de madeira. Ele também está com sua popularidade crescendo como um material para a construção de mobílias.

Restrições

Os painéis OSB podem ser usados na maioria dos casos em que compensado é normalmente utilizado, sendo sujeitos às leis de construção locais. Essas leis, por vezes, impõem restrições sobre o uso de OSB em áreas expostas à umidade. Por exemplo, na Califórnia, nos Estados Unidos, é necessária a existência de uma ventilação adequada se o OSB for usado em áreas úmidas e, se esses painéis foram expostos à umidade antes da instalação, eles devem ser secos a 16% ou menos de umidade.

Benefícios

Embora semelhante ao compensado na maioria dos aspectos e sendo tratado como quase iguais pelo APA, que aprova maioria dos painéis de madeira para utilização em construções, os testes realizados pela Universidade de Illinois indicam que a OSB funciona tão bem, ou melhor, que compensado em manter-se consistente com a exposição às ferramentas e as alterações ocorridas durante uma construção. Devido às suas origens artificiais, o OSB é mais consistente que o compensado, pois não é enfraquecido por nós. Além disso, por ser feita por árvores jovens que podem ser facilmente repostas, ele reduz a destruição de florestas antigas para fins de construção e a destruição dos habitats naturais dos animais.

Considerações

A principal fraqueza da OSB é a sua suscetibilidade a danos causados ​​pela umidade e podridão ao longo das bordas. Seus fabricantes as tratam antes do envio dos painéis para a venda, porém, como elas são frequentemente cortadas no local, essas bordas não tratadas podem tornar-se expostas à umidade, logo, elas devem ser envernizadas antes de ser usadas. Além disso, OSB vem em níveis diferentes, para diferentes usos. Os painéis de exposição 1 são destinado apenas para aplicações em interiores, enquanto os de uso externo serão carimbados com o selo de uma agência de inspeção, o nome do fabricante e o símbolo PS2.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível