Mais
×

Maneiras de parar a gravidez de cachorros

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A gravidez canina geralmente resulta em filhotes não desejados que contribuem ainda mais na superpopulação canina. Abrigos lotam por conta dos hábitos reprodutivos dos cachorros e a incapacidade dos donos de manter tudo em ordem. Com um pouco de preparação e conhecimento do assunto, donos de cachorros devem conseguir evitar que seus animais engravidem ou saibam as opções para parar a gravidez se acontecer acidentalmente.

Abrigos estão cheios de filhotes por conta de gravidez não desejada (Puppies kept in bad conditions image by siart from Fotolia.com)

Castração

Castrar cadelas é a maneira mais eficiente de parar uma potencial gravidez. Essa cirurgia envolve um veterinário que retira os ovários e útero do animal. Esse procedimento torna impossível que o cachorro engravide e é recomendado, junto com a castração de cães machos, para todos os donos que não planejam cruzar seus animais.

No caso da fêmea já estar grávida, a castração termina a gravidez. Quando o útero é removido, os embriões em desenvolvimento também são removidos e morrem, de acordo com o site da Mar Vista Animal Medical Center.

Aborto

Para donos de cachorros que querem cruzar os animais no futuro, mas eles engravidaram acidentalmente, o aborto é uma opção. Esse método de parar a gravidez em cachorros geralmente envolve uma injeção de medicamentos durante o segundo trimestre que irá interromper os hormônios necessários para sustentar a gravidez. Esse procedimento costuma hospitalizar o animal de 5 a 7 dias, de acordo com o site da Mar Vista Animal Medical Center.

O uso de dexametasona, um hormônio esteroide, pode ser usado para parar a gravidez também, mas não precisa que o animal fique internado. Efeitos colaterais desse tipo de aborto são sede excessiva, respiração ofegante, urina em excesso e incontinência.

Isolação

Se o custo de cuidados médicos para prevenir a gravidez for um problema, existe uma maneira quase tão segura e é grátis: isole a fêmea e o macho completamente. Isso pode ser feito colocando-os em um canil enquanto estão no cio, mantendo-os dentro de casa ou fechados em um quintal com cerca. Se o macho não alcançar a fêmea (e ele irá tentar), obviamente não terá gravidez.

Calças para cachorros

Calças para cachorros é um produto vendido em pet shops e pode ser a solução para os seus problemas, embora não seja tão eficaz quanto os outros métodos. Essas roupas são feitas para servir como uma fralda nas cadelas. Sua função principal é prevenir a bagunça do sangue menstrual pela casa, mas também bloqueia o acesso do macho. Entretanto, essas roupas não são tão seguras e podem ser rasgadas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article