Como manter um perca-sol de guelras azuis em aquário

Escrito por brenton shields | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como manter um perca-sol de guelras azuis em aquário
Perca-sóis de guelras azuis são comuns em lagos de água doce no leste dos Estados Unidos (Win McNamee/Getty Images News/Getty Images)

O perca-sol de guelras azuis é um peixe de pesca tipicamente encontrado na costa leste dos Estados Unidos. Ele cresce até 30 cm de comprimento, mas os peixes maiores podem chegar até 40 centímetros. É um peixe bastante ousado que não tem restrições rigorosas quanto ao habitat e pode, portanto, ser mantido em aquários, desde que não tenha mais do que três peixes juntos, todos dessa mesma espécie.

Outras pessoas estão lendo

Aquário

O perca-sol de guelras azuis é um peixe relativamente grande que requer um aquário largo o suficiente para acomodar a sua movimentação. Um aquário de 280 litros é o tamanho mínimo necessário para manter três perca-sóis de guelras azuis, pois tem o comprimento (1,2 m) e a largura (30,5 cm) apropriados. Se quiser manter mais do que três peixes, será necessário um aquário maior.

Filtragem

A água do aquário precisa de filtragem adequada. Um filtro canister é um filtro externo colocado do lado de fora do aquário. Esse aparelho puxa a água do aquário por meio de um tudo de plástico, filtra e expele a água limpa de volta ao aquário através de outro tubo plástico. O filtro deve ser grande o suficiente para filtrar o aquário adequadamente; a embalagem dele contém informações sobre a capacidade de filtragem. Também é possível utilizar filtros de pendurar, mas eles são mais apropriados para aquários menores e podem ser insuficientes para filtrar a água suja produzida pelo perca-sol de guelras azuis.

Qualidade da água

O perca-sol de guelras azuis deve ser mantido na água com pH entre 7,0 e 7,5, que é o pH padrão para a água doce (neutro). A água deve ser destilada, para que não contenha minerais em excesso, e desclorificada, utilizando um desclorificador que remova os produtos químicos prejudiciais. O perca-sol de guelras azuis sobrevive a grandes variações de temperatura, mas a água não deve ficar mais quente do que 27 graus Celsius nem mais fria do que 15 graus Celsius. A temperatura da água pode ser ajustada com um aquecedor para aquários, que pode ser colado no interior do tanque com a ajuda de ventosas.

Luz e decoração

O aquário do perca-sol de guelras azuis deve ser decorado com madeira e uma camada de cascalho com cerca de cinco centímetros. Ferva ou enxague o cascalho antes de colocá-lo no aquário, para remover germes e bactérias. Mergulhe a madeira em um balde d'água durante 24 horas, para remover sedimentos que possam turvar a água. Os perca-sóis de guelras azuis não precisam de iluminação forte, pois estão acostumados à meia-luz dos lagos, e se dão bem com a luz fluorescente padrão para iluminar aquários e uma tampa protetora bem encaixada. A luz deve ficar acesa cerca de dez horas por dia, para imitar o ciclo natural do sol.

Alimentação

O perca-sol de guelras azuis é carnívoro e aprecia comidas substanciais como minhocas, larvas de mosquitos, larvas de mariposa, peixes menores (como os barrigudinhos) e lagostins pequenos. Se for alimentá-lo com peixes menores, é preciso trocar um quarto da água no dia após a alimentação, pois esses peixinhos causam um pico de amônia na água, devido ao excesso de urina que produzem, o que pode ser perigoso para os perca-sóis de guelras azuis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível