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Como mapear um bairro para um projeto de matemática

Atualizado em 13 junho, 2017

Há poucas coisas que os alunos do Ensino Fundamental gostam mais de fazer do que falar de si mesmos. Uma atividade de mapeamento de bairro oferece aos alunos uma chance de dividirem informação sobre suas vidas e comunidades, enquanto fortalecem suas habilidades matemáticas. É um ótimo exercício para praticar medidas, proporções, geometria e contagem básica. Além disso, os alunos podem trabalhar com as habilidades de ortografia, pois rotulam áreas do mapa, e com as habilidades de apresentação oral ao mostrarem seus mapas para a sala.

Instruções

Vista aérea de um bairro (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)
  1. Decida se você quer que os alunos mapeiem um mesmo bairro ou cada um o seu. Determine qual área (tamanho do espaço) será considerada um bairro. Introduza a aula e explique os objetivos de aprendizagem desejados. Leia um livro sobre bairros ou uma história que mostra como as pessoas trabalham juntas em uma comunidade. Diga aos alunos que eles vão criar um mapa que mostra os principais marcos históricos do local. Explique que eles vão usar várias habilidades matemáticas para construir seus mapas. Dê a eles requisitos específicos, como ruas principais ou quaisquer locais de interesse que existem dentro do bairro.

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    Um professor compartilha um livro sobre a comunidade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Envie para casa uma descrição da tarefa que você fará em sala de aula. Como dever de casa, peça para os alunos escreverem locais importantes da cidade (escolas, correios, supermercados, bombeiros e delegacias, ou suas casas). Se possível, peça para eles pesquisarem suas cidades a fim de encontrar a forma básica, as rodovias e ruas principais e a localização de toda a água. Diga para os alunos criarem uma lista sobre como um mapa se relaciona à matemática. Em classe, discuta sobre o que eles escreveram nas listas e anote tudo em um quadro.

  3. Publique os requisitos do projeto em algum lugar da sala. Explique quais materiais os alunos vão usar (mapas, réguas, lápis, transferidores, estêncis ou formas e assim por diante). Mostre um modelo de mapa de bairro que você criou. Demonstre como começa a atividade em uma grande escala, criando elementos básicos de um mapa em um grande papel de gráfico. Para alunos mais velhos, você pode decidir uma escala, como 2,5 cm igual a 800 m. Se possível, forneça mapas da cidade e deixe os alunos marcarem seu bairro como referência.

  4. Instrua os alunos a começarem o trabalho. Garanta que o primeiro projeto será um processo tentativa e erro e que é permito apagar. Explique que eles podem ter que mover linhas ou formas para encaixar as coisas no mapa, ou quando certos locais pertencem a outros. Lembre os alunos de rotularem os elementos do mapa. Exija que um certo número de linhas ou formas diferentes apareçam no mapa (se desejar).

  5. Peça para os alunos usarem seus primeiros desenhos para criar uma versão final clara e arrumada. Os alunos podem colorir o mapa ou as áreas dele. Trabalhe em grupo e deixe os alunos apresentarem seus mapas para o restante da classe. Discuta sobre os tipos de formas usados no mapa, distância (até onde certas características eram de outras), quais unidades de medida foram mais úteis e quantos alunos tinham os mesmos elementos nos seus mapas. Use seus dados para criar um gráfico da classe (de barras, de pontos e outros). Crie planos de aula similares no futuro, como mapear a casa, a escola ou a sala de aula.

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O que você precisa

  • Papel
  • Lápis
  • Régua
  • Lápis coloridos (opcional)
  • Transferidor
  • Formas de estêncis e bloco
  • Mapas da cidade (opcional)
  • Marcadores
  • Papel de gráfico

Referências

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