×
Loading ...

Como fazer uma maquete do ciclo da água para um projeto escolar

Estudar o ciclo da água pode ensinar os alunos a terem consciência ambiental e ficarem cientes dos poluentes que os humanos colocam no sistema que contaminam o abastecimento de água. Faça uma maquete do ciclo da água para um projeto escolar para ilustrar todas as partes do sistema que a poluição afeta. Ao simular o processo da evaporação, da condensação e da chuva, os alunos podem começar a entender como suas ações afetam as pessoas e os habitats muito distantes de sua área local. Eles aprendem a importância de fazer escolhas sábias para proteger o equilíbrio delicado do ciclo da água.

Instruções

A água evaporada deixa poluentes para trás, naturalmente limpando o abastecimento de água (evaporation over snow spring image by Pali A from Fotolia.com)
  1. Remova a tampa de uma caixa de sapato e coloque a caixa sobre o seu lado comprido. Corte uma fenda fina que percorra o comprimento do topo da caixa. Essa fenda deve ser larga o bastante para que um pedaço de arame possa passar livremente, mas ficar preso de modo firme. Dentro da caixa, cubra a metade superior do fundo, dos lados e do teto com papel de construção ou EVA azul-claro para fazer o céu. Corte um pedaço de azul mais escuro e deixe a borda ondulada, para representar o oceano. Recorte uma montanha marrom ou preta. Apare restos de azul para fazer um pequeno lago de montanha, riachos e rios.

    Loading...
  2. Cole o lago de montanha com os riachos e os rios correndo pelos lados na montanha. Cole a montanha em uma borda de trás ou um lado interno da caixa. Cole a água do oceano de forma que cubra metade do comprimento da metade inferior do fundo, do lado e do piso.

  3. Cubra a área entre a montanha e o oceano com uma camada fina de cola. Salpique com seixos, cascalho, areia, terra, folhas e gravetos para representar a terra. Apare um pouco mais de restos de EVA ou papel azul para formar tiras finas e sinuosas e posicione os rios para percorrer a terra desde a montanha até o oceano.

  4. Recorte dois papeis no formato oval ou EVA azul-claro e cole algumas bolas de algodão em um, para criar uma nuvem. Prenda a nuvem à extremidade de um pedaço longo de arame com fita adesiva e cole o segundo oval por trás, deixando o arame no meio. Torça o meio e o topo do arame para fazer algumas voltas pequenas e passe outro pedaço de arame por essas voltas.

  5. Recorte algumas gotas de chuva de azul mais escuro e cole-as em tiras curtas de lã azul. Amarre a lã em volta da extremidade do segundo arame e faça uma volta com o mesmo para segurá-la. Amarre pedaços de lã branca na extremidade de um terceiro arame e faça uma volta. Insira esse arame na fenda acima do oceano. A lã branca se elevando a partir do oceano representa a evaporação.

  6. Utilize materiais encontrados para acrescentar atributos à paisagem, como árvores, arbustos, grama, flores, peixes, animais, casas e pessoas. Disponha-os como desejar no cenário e fixe-os com cola.

  7. Escreva uma história sobre uma gota de chuva, acompanhando as viagens de uma única gota pelo ciclo da água.

  8. Conte a sua história utilizando as partes móveis da sua maquete para ilustrar os processos no ciclo da água: evaporação, condensação e precipitação.

Loading...

O que você precisa

  • Lápis de cor, giz de cera ou canetinhas
  • EVA: branca, azul, marrom, bege, verde, preta
  • Papel de construção
  • Caixa de sapato
  • Cola
  • Areia
  • Seixos ou cascalho
  • Lã azul e branca
  • Folhas e gravetos
  • Bolas de algodão
  • Miçangas
  • Tesoura
  • Arame
  • Fita adesiva

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...