Máquinas de corte para massas

Escrito por ian farquharson | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Máquinas de corte para massas
Massas podem ser cortadas e assadas em vários formatos e tamanhos (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Massas existem em vários formatos, podendo ser usadas tanto em receitas doces quanto salgadas. Enquanto muitas pessoas gostam de preparar suas próprias massas em casa, várias empresas produzem esse tipo de alimento em grande escala. Seja qual for o caso, o processo geralmente envolve cortar uma folha grande de massa em pedaços menores, o que requer o uso de máquinas de corte específicas.

Outras pessoas estão lendo

Rolo de cortar massa

Um rolo de cortar massa (carretilha) é apenas uma roda de metal com bordas afiadas fixada em um pegador. Essa ferramenta básica pode cortar a massa em pedaços menores, sendo geralmente operada à mão, e usada tanto em casa quanto em pequenas padarias. Várias ferramentas de corte têm apenas uma roda, apesar de poderem vir com duas ou mais lado a lado, pois isso ajuda a acelerar o processo. Rolos de corte tendem a funcionar melhor para massas mais firmes, como bolos tipo brownie, e também cortam bem massas cruas.

Moldura de corte

Uma moldura em forma de grade ou listras é outra máquina manual simples para cortar massas e bolos, e funciona bem para massas mais macias, como de biscoitos amanteigados e pão de ló. É composta por uma base, sobre a qual é colocada uma folha de massa; a grade é articulada com a base e é formada por arames dispostos como uma tela. Quando a moldura é dobrada sobre a massa, os fios fatiam-na em pedaços individuais menores. Várias molduras têm fios em linha reta, que cortam a massa em tiras, enquanto outras podem cortar a massa em diferentes formatos.

Guilhotina para massas

Uma guilhotina para massas pode funcionar como uma máquina individual, apesar de geralmente fazer parte de uma produção em linha em uma padaria comercial. A massa é posicionada na guilhotina através de uma esteira rolante, e a lâmina fica guardada em uma gaiola, por medida de segurança. As lâminas de uma guilhotina de massa geralmente produzem cortes simples, em linha reta, mas ela pode ser usada para formas mais elaboradas, se necessário. Uma guilhotina funciona bem em várias massas mais firmes, incluindo pães, rolinhos de salsicha e alguns tipos de doces, mais encorpados.

Cortador de massa com jato de água

Uma cortadora de massa com jato de água é uma máquina comercial que usa um jato focado de alta pressão como ferramenta de corte. Para operar a máquina, uma folha de massa fica em uma bandeja especial, em forma de grade vazada, o que permite à água passar diretamente pela massa e bandeja sem ser rebatida. O jato controlado por computador pode produzir formas simples e elaboradas. Como não há nenhuma lâmina, a higiene é maior, e há menos chance da massa ou do doce serem danificados. Por isso, pode ser usada na fabricação de vários itens, de doces leves a biscoitos e bolos.

Cortador de pastelaria ultrasônico

Esse estilo de máquina comercial usa uma lâmina de metal que pode fazer fatias de alta frequência. O processo diminui o risco da massa grudar na lâmina, e pode oferecer um corte mais limpo, o que pode ser muito bom ao trabalhar com doces e massas delicadas. Isso a torna útil para este tipo de item, como bolos cremosos e bombas de chocolate.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível