Mais
×

Como fazer marcas de envelhecimento em madeira pintada

Atualizado em 17 abril, 2017

Com o tempo a madeira vai ficando sem acabamento, com arranhões ou até mesmo com rachaduras e fissuras. Uma peça de madeira pintada pode parecer com uma preciosa herança de família ou com um achado raro. Molduras de madeira envelhecidas também dão uma impressão maravilhosa de que a pintura é antiga. É fácil fazer a técnica de envelhecimento de madeira, é só você ter uma cômoda ou uma moldura de madeira. É possível usar essa técnica em portas.

Instruções

Crie uma aparência vintage fazendo marcas de envelhecimento na madeira (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Procure alguns exemplos de madeira envelhecida, principalmente os móveis, se você pretende envelhecê-los. Isso te dará inspiração e ideias do que fazer. Madeira envelhecida é quando ela está desbotada e com cara de usada, mas, às vezes, também apresentam estragos. Buracos de prego e cortes dão mais charme para a peça.

  2. Esfregue uma lixa sobre a superfície de madeira pintada em áreas de "alto tráfego", tais como onde as pessoas iriam tocá-la. A lixa será menos abrasiva e removerá menos tinta do que uma palha de aço. No entanto, use a palha de aço para remover mais tinta. O tanto de tinta que você removerá de cada vez dependerá de quantas camadas de tinta há na peça.

  3. Prepare um pouco de café e passe-o com pincel, como uma mancha, se você quiser que determinadas areas pareçam mais escuras ou um pouco mais sujas.

  4. Martele suavemente certas partes da madeira pintada, principalmente nos cantos ou onde os pés do móvel tocam no chão. Seu objetivo é dar a impressão de dano, mas não danifique de verdade a sua funcionalidade. Enquanto martela, preste atenção para não rachar a pintura.

  5. Martele alguns pregos na peça de madeira pintada se quiser dar um efeito de esburacada. Isso também serve para dar um efeito de que cupins passaram por lá.

  6. Passe o maçarico nas bordas da madeira, se você tiver um. Isto é particularmente útil para bordas de uma peça de mobiliário ou armários.

  7. Aplique verniz de madeira quando terminar. Isso irá proteger o seu móvel e não deixará que ele fique com mais lascas e fissuras. Espere-o secar e aplique uma segunda camada.

O que você precisa

  • Item de madeira pintado
  • Lixa de madeira média
  • Martelo
  • Pregos
  • Palha de aço
  • Café
  • Pincel
  • Verniz
  • Maçarico (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article