Materiais para fazer tapetes

Escrito por cathy douglas | Traduzido por denise maia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Materiais para fazer tapetes
Tapete clássico (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Então você estava procurando, mas não conseguia encontrar o tapete ideal para completar sua sala. Está na hora de pensar em materiais que poderá usar para fazer um. Ao projetar seu tapete, considere os tipos e as texturas dos materiais disponíveis, alguns baratos ou gratuitos. Eles podem ser misturados para fazer o tapete perfeito. Você determina o tipo, o tamanho e até as cores, portanto será exatamente o que procura.

Outras pessoas estão lendo

Por que fazer um tapete?

Por séculos, a arte de fazer tapetes tem sido funcional e ornamental. Atualmente, tapetes comerciais são vendidos em tamanhos-padrão, de 6 mm x 9 mm, 1,2 m x 1,8 m e, o mais comum, 2,4 m x 3 m . Apesar disso, às vezes você irá preferir cobrir uma área do tamanho ou de um formato incomum. Cores de tapetes tendem a seguir as tendências. Se estiver projetando um espaço com tema ou cores únicas, poderá ser difícil encontrar um que combine. Pode também ser caro encomendar um tapete, mas você poderá fazer ou consertar um tapete que já tenha, para que fique do tamanho, do formato, da cor ou do tema que desejar.

Estrutura

Alguns tipos de tapete possuem uma estrutura, enquanto outros são simplesmente tecidos, trançados, feitos de crochê ou outros tipos de amarrações. Uma estrutura aberta pode ser usada com ou sem um design impresso. Esse tipo de base é comumente utilizada com uma agulha que puxa o fio ou outro material através dela, que depois é amarrada, mas pode ser usada com qualquer material que passe nas aberturas. Uma estrutura impermeável pode ser usada como base ou pode ser acrescentada a um tapete já existente, para que não seja escorregadio. Se você tiver um tapete do tamanho certo, mas com as cores erradas, poderá usar corantes ou tinta para fazer um design, destacar ou mudar totalmente a cor. Se não for capaz de desenhar à mão livre, faça um padrão no tapete com estênceis ou moldes.

Fios

Lã é tradicionalmente usada para fazer tapetes, seja amarrando à mão ou entrelaçando. Esses tipo de tapete é caro, devido ao tempo envolvido em sua confecção. Você pode usar um dos fios disponíveis na variedade existente no mercado. Existem linhas mais grossas, que podem acelerar o processo. Você poderá também usar o fio para realçar um tapete velho, criando um design totalmente novo nele. Ideias como fitas e penas também podem ser usadas como material para o tapete. Você poderá usá-las no tapete inteiro ou para realçar o perímetro. Longas tiras ou material de penas podem ser comprados na maioria das lojas do ramo.

Tecido e materiais incomuns

Tecidos possuem muitas texturas, cores e temas. Você poderá comprar suficiente para fazer um tapete do tamanho que quiser e costurar ou entrelaçar, se necessário. Afixe um tapete de tecido em uma estrutura impermeável, para que não sejam escorregadios. Você poderá usar também um lençol, uma colcha, um edredom, uma lona ou qualquer outro material que seja grande o suficiente e venha na cor e tema que desejar. Algodão, lã, velo, feltro, seda e brim são comumente usados em tapetes caseiros. Eles podem ser cortados em tiras curtas, que podem ser costuradas em um tapete já existente ou puxadas através dos buracos existentes na estrutura dele, se tiver uma. Você poderá também reciclar retalhos, inclusive de roupas que já possua, ou sacolas plásticas, e cortá-las em longas tiras que podem ser entrelaçadas, usadas em crochê ou trançadas em um tapete.

Misturando materiais

Qualquer uma dessas técnicas de customização podem ser misturadas para fazer designs elegantes e aconchegantes. Devido a tapetes trançados serem mais sobre a mistura de cores do que um tema, você poderá misturar qualquer material que dê uma trança de um tamanho consistente. Você poderá cortar todas do mesmo comprimento ou, para uma textura mais interessante, variar o comprimento e o tipo de material. Todos esses materiais podem ser costurados, seja à maquina ou à mão, a um tapete já existente; à outra estrutura ou tecido, para criar um design único.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível