Mais
×

Materiais usados para fazer um bolo falso

Atualizado em 11 abril, 2017

Seja para compor um cenário ou fazer um bolo gigante para que alguém salte de dentro em uma festa, o bolo deverá parecer o mais real possível. Também é preciso ter uma ideia do tipo de bolo que se deseja criar. Para isso, procure por referências em revistas ou livros de culinária para ter inspiração antes de começar a confecção do bolo.

Bolos falsos são ótimos para compor cenários e fotografias (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Diagrama

Tudo o que você precisa para fazer um diagrama do seu bolo falso é lápis e papel. Entretanto, esse modelo deve ser detalhado, incluindo as medidas para cada parte do bolo. Para isto, desenhe o bolo em sua visão geral, depois divida-o em partes no papel. Por exemplo, a parte circular do topo, as faixas laterais da camada superior e as cores usadas deverão estar anotadas com as medidas e esquemas de cores. Após criar o diagrama, você terá um guia mostrando exatamente o que fazer para concluir o projeto.

Materiais para dar forma

Para um bolo falso simples, use cartolina. É um material barato, fácil de cortar e modelar. Desenhe cada parte do bolo na cartolina, corte-as e cole-as com cola branca para artesanato.

Também é possível moldar o bolo em papel machê usando tela de arame para fazer a estrutura e depois revestindo-a com tiras de jornal molhadas em uma parte de cola branca e uma parte de água. Depois de aplicar três camadas de jornal, deixe a cola secar completamente antes de fazer a decoração.

Você também pode encontrar discos ou folhas de isopor em tamanhos variados e decorá-los como um bolo.

Materiais para cortar

Se for utilizar cartolina para fazer o bolo, será necessário usar tesoura ou estilete para recortá-la. Apesar de ser barato e fácil encontrar um cortador de caixa, ele pode perder o corte rapidamente se for usado em muitas cartolinas. O estilete para tapeçaria possui lâminas a mais e é mais robusto. Se fizer seu bolo com papel machê, precisará de alicates de corte para cortar a tela de arame. Os alicates usados para montar arranjos de flores artificiais são suficientes e podem ser encontrados em lojas de construção.

Materiais decorativos

A menos que deseje esperar vários dias até que o bolo seque, não use tintas à base de óleo; opte sempre pela tinta acrílica. Para um bolo pequeno, potinhos pequenos de tinta acrílica para artesanato serão suficientes. Para um bolo muito grande, use tinta acrílica para paredes. Esse tipo de tinta seca dentro de poucas horas e é fácil de limpar com água e sabão. Uma vez que a pintura esteja pronta, tente usar uma pistola para calafetação nas bordas para parecer glacê aplicado com bico de confeiteiro. Use cola para acrescentar figuras plásticas e outros elementos decorativos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article